Águas do Algarve requalifica Lagoa dos Salgados

Águas do Algarve requalifica Lagoa dos Salgados

480
PARTILHE
Teresa Fernandes
Teresa Fernandes da Águas do Algarve

Arranca em Setembro a empreitada da Lagoa dos Salgados, no concelho de Albufeira, que até Abril de 2014 promete requalificar esta zona lacustre de elevada importância ambiental. A obra está a cargo da Águas do Algarve (AdA) que, como afirmou ao POSTAL Teresa Fernandes, responsável pela área de comunicação da empresa, “investirá neste projecto 1,2 milhões de euros”.

O que vai ser feito
“O projecto prevê o aprofundamento de valas, a criação de ilhotas e a construção de um dique com 1,25 metros de altura que dividirá a lagoa em duas metades ligadas por comportas”, esclarece Teresa Fernandes que sublinha a importância da obra numa zona que “necessita de intervenção urgente para a respectiva preservação”.

Ainda no âmbito desta obra da AdA, será construída uma conduta elevatória de saneamento para a área entre a Marina de Albufeira e a Lagoa dos Salgados, que permitirá que a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Albufeira Poente, que abastece a lagoa, trate uma maior quantidade de águas residuais, ao mesmo tempo que determinará a melhoria da qualidade das águas balneares da zona.

Projecto tem estudo de impacto ambiental aprovado
O projecto, que tem luz verde da Agência Portuguesa de Ambiente e estudo de impacto ambiental aprovado, é uma das obras que a AdA tem em fase de arranque, a que se somam a empreitada de adução de água às zonas de Benfarras, Vale Covo e Pedra de Água, no concelho de Loulé – que arranca de imediato e tem um prazo de execução de 360 dias – e a empreitada de limpeza e manutenção do colector que abrange a zona entre Lagoa e a ETAR da Companheira em Portimão, cujo concurso público foi agora lançado, uma obra determinante para a futura construção da nova ETAR que servirá Portimão e as áreas envolventes.

- Pub -

A Lagoa dos Salgados serve de habitat para cerca de 150 espécies de aves, sendo mundialmente reconhecida como local de referência para a sua observação, o que tem merecido inúmeros pedidos de protecção por parte de organizações ambientalistas nacionais e internacionais.

Facebook Comments

Comentários no Facebook