São Brás mostra sabores da cozinha serrana

São Brás mostra sabores da cozinha serrana

348
PARTILHE
A Quinzena Gastronómica promete satisfazer o mais exigente dos comensais
A Quinzena Gastronómica promete satisfazer o mais exigente dos comensais

A arte de bem comer, característica da região serrana algarvia, tem na V Quinzena Gastronómica Sabores do Caldeirão, uma garantia de qualidade, sabor e tradição que volta a São Brás de Alportel, a partir de amanhã e se prolonga até ao primeiro dia de Abril.

A mostra gastronómica, cuja iniciativa parte da Câmara de São Brás, em colaboração com os restaurantes locais, mas também com a Associação de Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve, Turismo do Algarve e movimento Slowfood, tem o objectivo maior promover turisticamente o concelho através dos segredos da cozinha tradicional, com a presença dos melhores ingredientes serranos preparados pelos mais conceituados chefes locais, que prometem apresentar refeições de deixar quem os visite com água na boca, tendo a constante preocupação de utilizar os padrões alimentares mais saudáveis da dieta mediterrânica.

À mesa vão estar pratos inspirados nas tradições alimentares serranas, mas também da época pascal, respeitando os valores da alimentação mediterrânica, bem regados com os melhores vinhos regionais e as irresistíveis delícias da doçaria algarvia.

Às melhores iguarias culinárias junta-se uma programação festiva do período turístico pascal, com natural destaque para um dos pontos altos do turismo são-brasense, a Festa das Tochas Floridas, que decorre no Domingo de Páscoa.

- Pub -

Contudo, quer a mostra culinária, quer as tradições festivas são apenas pratos fortes de uma iniciativa que pensa mais além, promovendo durante a quinzena valores enraizados no concelho e que passam por valorizar também o comércio e a produção local, o incentivo à redescoberta das práticas agrícolas e o enorme potencial turístico da Serra do Caldeirão.

Onde provar as iguarias
Os restaurantes aderentes, convidados como anfitriões deste certame de sabores, são o Adega Nunes, Casa de Pasto Fortes, Fonte da Pedra, O Marquês, Sabores do Campo e Ysconderijo, que além das garantias de qualidade, sabor e saúde, apresentam sugestões gastronómicas compostas por entrada, prato principal, sobremesa e vinho do Algarve.

A não perder, a possibilidade de adquirir os mais tradicionais produtos da Serra do Caldeirão, nomeadamente o mel, amêndoas tenras, folares ou o imprescindível medronho são-brasense.
Para saber todas as informações sobre a quinzena gastronómica e o programa do concelho para o período da Páscoa aceda na internet, o sítio da autarquia, www.cm-sbras.pt.

Facebook Comments

Comentários no Facebook