João Pinto sagra-se vice-campeão europeu em Vela

João Pinto sagra-se vice-campeão europeu em Vela

367
PARTILHE
João Pinto a velejar
Representante Algarvio conquista lugar de topo nos Europeus

O velejador João Pinto sagrou-se vice-campeão europeu na classe Access 303 single de vela adaptada no início deste mês, na localidade de Arbon, na Suíça.

O Campeonato da Europa de Vela Adaptada, que ocorre de dois em dois anos, realizou-se entre os passados dias 7 e 12 de Maio e estiveram presentes cerca de 70 velejadores, em seis classes diferentes e em representação de 13 países.

O velejador algarvio, que esteve em representação do Vela Solidária e do Clube da Marina de Portimão, navega em classes de vela adaptada apenas desde Dezembro de 2012 e teve no Campeonato da Europa a primeira prova em que navegou na classe Access 303. Esta foi também a estreia do atleta em provas de âmbito europeu.

A falta de experiência na classe 303 fez-se portanto notar no início da competição, o que não permitiu a João Pinto fazer melhor que um 8.º e um 9.º lugar no primeiro dia de regatas, impondo-se um esforço acrescido para chegar aos lugares cimeiros nos dias seguintes, que registaram vento geralmente fraco.

- Pub -

Apesar de todos os desafios e das condições de vento muito instáveis, o 2.º lugar na classe Access 303 foi conquistado por João Pinto, numa luta renhida até à última regata do campeonato, entre 26 velejadores.

O 1.º lugar do pódio foi conquistado pelo velejador francês Gilles Guyon e o 3.º pelo português Carlos Araújo.

João Pinto participou ainda na classe Access 303 duplos, com Pedro Reis ao leme, obtendo um 8.º lugar da geral, entre 24 equipas.

Facebook Comments

Comentários no Facebook