Portimão aposta nos vinhos algarvios

Portimão aposta nos vinhos algarvios

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Momento da assinatura do protocolo
Vinhos do Algarve vão ter mais visibilidade em Portimão

A Câmara de Portimão e a CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve assinaram recentemente um protocolo de colaboração sob o lema “Há vinhos do Algarve em Portimão”, que visa promover a produção do vinho algarvio e o património gastronómico do concelho.

O documento foi assinado pelo presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, e por Carlos Gracias, presidente de direcção da CVA, por ocasião da tertúlia “Há vinhos do Algarve”, a primeira de um conjunto de actividades já programadas ao abrigo deste protocolo e que, no passado dia 18, juntou algumas dezenas de pessoas na Casa Manuel Teixeira Gomes, as quais ficaram a conhecer um pouco mais sobre as potencialidades da produção vitivinícola regional.

No âmbito do protocolo, o município de Portimão, enquanto entidade com competências no licenciamento de actividades económicas, desenvolvimento territorial e apoio às iniciativas locais, agirá como facilitador no envolvimento dos diversos parceiros, como restaurantes e hotéis, agentes de animação turística, adegas e produtores, Escola de Hotelaria, Turismo do Algarve, museus e outros.
Nesse sentido, foi criada a chancela “Há vinhos do Algarve em Portimão” para promover a produção do vinho do Algarve, que se distingue pelas colheitas de branco, tinto e rosé, e para afirmar cada vez mais Portimão como uma das zonas vitivinícolas da região e polo dinamizador desta actividade económica, através dos seus quatro produtores: Quinta do Morgado da Torre, Quinta da Penina, Herdade dos Pimentéis e Monte das Laranjeiras.

Quanto à comissão vitivinícola, prestará todo o apoio técnico necessário e coordenará, com a colaboração dos produtores, a realização de acções que promovam e fomentem os vinhos produzidos na região.

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Espaço de venda e promoção dos vinhos do Algarve
O conjunto de iniciativas sob o mote “Há vinhos do Algarve em Portimão” inclui a instalação na Casa Manuel Teixeira Gomes de um espaço de venda e promoção dos vinhos do Algarve, além de outros produtos da gastronomia local, como doces e conservas.

Estão também programadas várias acções e eventos dirigidos a diferentes públicos, tendo tido lugar no passado sábado o workshop “Iniciação à prova”, naquele espaço, no qual o formador Mário Andrade, responsável pelo departamento de I&D do Grupo João Portugal Ramos, abordou as noções básicas da prova de um vinho.

O especialista, que foi consultor em diversas adegas das regiões do Alentejo, Algarve, Dão, Lisboa, Tejo e Terras do Sado, fez uma explicação técnica e teórica sobre a análise sensorial, com especial incidência na percepção da sensação determinada pela visão, pelo aroma e pelo gosto, podendo os participantes testar os conhecimentos adquiridos através da prova de vinhos do Algarve apresentados no local, e trocar impressões com os respectivos produtores presentes.

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