Cavaco Silva condecora Cristiano Ronaldo

Cavaco Silva condecora Cristiano Ronaldo

338
PARTILHE
Momento da condecoração de Cristiano Ronaldo
Cavaco Silva apôs as insígnias de Grande Oficial a Cristiano ronaldo

Cristiano Ronaldo recebeu hoje das mãos do Presidente da República a condecoração que o institui Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, um dos graus da mais alta distinção atribuída pela República Portuguesa e que se destina a distinguir quem tiver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores.

Aníbal Cavaco Silva apôs as insígnias ao futebolista na Sala das Bicas do Palácio de Belém, residência oficial do mais alto magistrado da nação, na presença de inúmeras figuras do futebol nacional, entre as quais o actual seleccionador nacional, Paulo Bento, e o presidente do Sporting Clube de Portugal, o primeiro grande clube onde CR7 jogou, Bruno de Carvalho.

Cristiano Ronaldo, que justificou a ausência da família na cerimónia “devido a compromissos pessoais e profissionais”, agradeceu a distinção recebida prometendo continuar o trabalho em prol da sua “carreia, da selecção e de Portugal”.

Ao lado de Cristiano Ronaldo na galeria dos notáveis agraciados com a Ordem do Infante D. Henrique grau Grande Oficial encontram-se nomes como Amália Rodrigues, Nuno Krus Abecassis, Gentil Martins, Carlos Lopes, Lobo Xavier, Rosa Lobato de Faria ou Moita Flores, entre tantos outros.

- Pub -

A distinção

A Ordem do Infante D. Henrique foi criada em 1960 para comemorar os 500 anos da morte do Navegador e rei de Portugal, sendo o Grande-Colar reservado a Chefes de Estado, excepção feita ao caso do Duque de Edimburgo, Príncipe Filipe de Inglaterra, que não sendo Chefe de Estado recebeu a distinção mediante decreto-lei de autorização.

Os graus desta condecoração são:

Grande Colar, com as insígnias Grande-Colar; Banda do Grande-Colar; Placa; Miniatura e Roseta.

Grã-Cruz, com as insígnias Banda; Placa; Miniatura e Roseta. 

Colar de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique
Colar de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique

Grande-Oficial, com as insígnias Fita / Laço; Placa; Miniatura e Roseta. 

Comendador, com as insígnias Fita / Laço; Placa; Miniatura e Roseta.

Oficial, com as insígnias Medalha / Laço; Miniatura e Roseta.

Cavaleiro/Dama, com as insígnias Medalha / Laço; Miniatura e Pequena Fita.

Foto: Agência LUSA

Facebook Comments

Comentários no Facebook