Faro aposta na revitalização do comércio local

Faro aposta na revitalização do comércio local

444
PARTILHE
Bruno Lage
Bruno Lage é o novo líder da empresa municipal Ambifaro

Bruno Laje só tomou posse como presidente da Ambifaro – Agência para o Desenvolvimento Económico de Faro, E.M, no final do ano passado, mas já pôs a moribunda agência da Câmara farense a dar cartas no terreno.

Importando um projecto associativo que foi iniciado no ano passado pela FARO 1540, Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, e passando-o para a alçada da Ambifaro, a autarquia passa assim a intervir directamente no mercado de arrendamento imobiliário para comércio e serviços na baixa da cidade como facilitador da integração de novas empresas no tecido produtivo do centro da capital algarvia.

A iniciativa, denominada “Activar a Baixa!”, pretende “fomentar a revitalização e a dinamização da zona comercial da Baixa de Faro, estimulando a iniciativa, a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor. Por outro lado, o ‘Activar a Baixa!’ procura facilitar a abertura de novos espaços comerciais em lojas que se encontram devolutas e estimular a criação de novos postos de trabalho”, refere a nota de imprensa da autarquia.

O novo formato do projecto

- Pub -

Ao POSTAL, Bruno Laje destaca as diferenças entre o projecto quando estava na alçada da Faro 1540 – ainda parceira da iniciativa – e a actual formatação sob os comandos da Ambifaro. “Actualmente acresce-se na oferta a consultadoria financeira às empresas que se venham a implantar na baixa da cidade através deste programa e a credibilidade resultante de ser uma iniciativa tutelada por uma empresa municipal”, diz o responsável.

A selecção dos projectos será realizada através de concurso e destina-se a todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros, dando especial atenção a produtos e serviços relacionados com sustentabilidade, ambiente, artes, artesanato, identidade local e/ou regional, inovação, criatividade e cultura e que potencialmente sejam uma mais-valia para o comércio da baixa farense.

As vantagens

A iniciativa irá proporcionar a cinco empreendedores a oportunidade de desenvolverem o seu projecto comercial em localizações privilegiadas do centro de Faro, com condições de arrendamento gradual e a preços de excepção durante nove meses (Abril a Dezembro de 2014), entre outros benefícios que podem ser consultados no regulamento.

As candidaturas encontram-se abertas e podem ser formalizadas até ao próximo dia 31, através do formulário próprio disponível na página electrónica da Ambifaro (VER).

Para obter mais esclarecimentos sobre a iniciativa e consultar o seu regulamento os interessados podem contactar a Ambifaro.

Os proprietários de lojas que se encontrem devolutas podem aderir a esta iniciativa, disponibilizando os seus espaços para este projecto através de um arrendamento a “custos controlados”. Para isso, os interessados devem contactar a Ambifaro para formalizar o seu interesse na adesão a esta iniciativa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook