Janet Yellen à frente da Reserva Federal

Janet Yellen à frente da Reserva Federal

325
PARTILHE
Janet Yellen
Janet Yellen é a primeira mulher a liderar o FED

Janet Yellen, que ocupava até ontem a vice-presidência da Reserva Federal norte-americana (FED) – equivalente ao Banco Central Europeu (BCE) -, vai substituir Ben Bernanke, o marcante presidente da instituição norte-americana cujas decisões influenciam de forma decisiva a economia mundial, na liderança da instituição.

O Senado dos EUA confirmou ontem, numa votação com 56 votos favoráveis e que registou 26 contrários, o nome de Janet Yellen para a presidência da Reserva Federal, o que a torna a primeira mulher a chefiar o poderoso banco central. Com 67 anos, Yellen construiu uma reputação forte enquanto economista na academia e, enquanto veterana na definição de políticas.

Casada com um economista distinguido com o Prémio Nobel, George Akerlof, desde há muito que tem interesse no impacto do desemprego na economia e tem ajudado a manter o banco central focado na redução da taxa de desemprego.

Ben Bernanke, sai do cargo em 31 de Janeiro, ao fim de oito anos de destaque numa posição que o tornou um dos nomes mais sonantes da economia e do mundo financeiro mundial.

- Pub -

Não se espera que a nova presidente se afaste muito das atuais políticas do banco central norte-americano que, de momento, mantém a taxa de juro de referência entre os 0% e 0,25%, tendo tido lugar a última revisão a 13 de Dezembro de 2013. Desde Dezembro de 2008 que o FED não altera a taxa de referência.

Também na Europa a instituição congénere da FED mantém a taxa de referência nos 0.25%. Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, apresentou a decisão de manter a taxa após a última reunião do BCE no início do passado mês de Dezembro.

(Com Agência LUSA)

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook