Mau tempo aconselha a cuidados junto ao mar

Mau tempo aconselha a cuidados junto ao mar

278
PARTILHE
Mapa de avisos meteoreológicos
Avisos laranja e amarelo para as costas ocidental e sul da região

 O mau tempo que se tem registado um pouco por todo o país, com destaque para as zonas costeiras ocidentais do continente, aconselha a cuidados redobrados, quer no mar, quer nas zonas costeiras, também no Algarve.

De acordo com o sistema de avisos meteorológicos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a região do Algarve encontra-se hoje em alerta amarelo, o que significa a existência de “situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica”.

Já no mar e orla costeira do Algarve e no mar destaque para o aviso laranja (situação meteorológica de risco moderado a elevado) para a costa vicentina com ondas de noroeste de cinco a seis metros, podendo atingir nove a dez metros. Este aviso está em vigor até às 17.59 horas de hoje, informa o IPMA.

 Na costa sul da região o alerta é amarelo para ondas de noroeste entre os quatro e os cinco metros, com possibilidade de atingirem os seis a oito metros, estando o alerta previsto para durar até 11.59 horas de amanhã.

- Pub -

Sem chuva, mas cuidado com as ondas mesmo em terra

Não há registo de precipitação significante a esta hora (9.35 horas) na região, revelam os dados do IPMA, apresentando-se o vento fraco com pouco acima dos 10 km/hora. O instituto prevê períodos de chuva fraca para a tarde de hoje.

Não obstante a previsão para a região dar sinais de ligeira melhoria face à previsão inicial avançada durante o dia de ontem pelo instituto, o chefe do departamento marítimo do sul lançou ontem, em declarações à Agência Lusa, “um apelo especial para que haja cuidado em todas as actividades junto ao mar”, porque a ondulação pode fazer o mar chegar a zonas onde habitualmente não chega (VER).

As condições meteorológicas e os avisos do IPMA podem ser consultados em permanência no sítio do instituto na internet (VER).

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook