Saiba o que esperar do calendário de 2014

Saiba o que esperar do calendário de 2014

299
PARTILHE
Calendário 2014
Três pontes e quatro fins-de-semana prolongados são possíveis este ano

O ano começou e para os mais prevenidos é tempo de preparar com antecipação tudo o que esteja relacionado com datas, de férias a fins-de-semana prolongados, de viagens a simples passeios.

O POSTAL mostra-lhe o que se pode esperar do novo ano e deixa-lhe um instrumento de planificação para mais um ano comum, isto é não bissexto, que conta com 365 dias.

Páscoa e Carnaval tardios

Depois de termos começado 2014, como habitual, com um feriado, só teremos outro feriado nacional com a Sexta-feira Santa, que este ano calha a 18 de Abril. A Páscoa marcada como sempre ao Domingo tem data agendada para o dia 20 do mesmo mês.

- Pub -

Abril soma assim três dias feriados se contarmos com o 25 de Abril, comemorativo da revolução dos cravos.

Entretanto os foliões terão de esperar por 4 de Março para poderem dar asas às brincadeiras de Carnaval, sendo que este é um dia de descanso facultativo.

Maio conserva em 2014 o primeiro dia do mês como feriado destinado a celebrar o Dia do Trabalhador e só quarenta dias depois haverá novo feriado, a 10 de Junho, por comemoração do Dia de Portugal.

Este ano não há lugar à comemoração, a 19 de Junho, do Dia do Corpo de Deus, um dos feriados eliminados pelo Governo.

Feriados dos últimos seis meses do ano

Na segunda metade do ano os feriados começam com o Dia de Assunção de Nossa Senhora, agendado para 15 de Agosto, e a segunda data extra de descanso terá lugar somente a 8 de Dezembro, para assinalar o Dia da Imaculada Conceição.

A Implantação da República, celebrada a 5 Outubro, o dia de Todos os Santos, comemorado a 1 de Novembro, e a Restauração da Independência, assinalada a 1 de Dezembro, foram mais três dos feriados eliminados pelo Governo de Pedro Passos Coelho.

Por fim resta aos portugueses, já perto do final de 2014, o Natal, que garante o último feriado do ano.

Três pontes e quatro fins-de-semana prolongados

Garantidas estão para este ano três possibilidades de ponte em que os portugueses vão poder com um dia de férias somar quatro dias seguidos de descanso.

Em Maio, com o Dia do Trabalhador a calhar a uma quinta-feira, se gozar férias no dia 2, completa quatro dias de descanso. O mesmo sucedendo em Junho se tiver férias no dia 9, uma vez que, dia 10 (terça-feira) se celebra o Dia de Portugal.

A mesma sorte só pode ser repetida em Dezembro para quem Gozar férias a 26, pois como o Natal calha a uma quinta-feira pode assim voltar a desfrutar de quatro merecidos dias de folga.

Realce para a possibilidade de uma quarta ponte para quem tenha direito a descanso no dia de Carnaval. Como a data calha sempre a uma terça-feira, quem gozar férias dia 3 de Março pode divertir-se à grande durante quatro dias consecutivos.

Já no que respeita a fins-de-semana prolongados, aqueles que têm descanso semanal ao sábado e domingo estão de parabéns. Há quatro fins-de-semana de três dias em 2014, provocados pelos feriados de 18 de Abril (Sexta-feira Santa), 25 de Abril ( Dia da Liberdade), 15 de Agosto (Dia da Assunção de Nossa Senhora) e 8 de Dezembro ( Dia da Imaculada Conceição).

Feriados municipais no Algarve

Na região algarvia as datas dos feriados municipais garantem aos trabalhadores um dia adicional de descanso. Para marcar na agenda estão os seguintes feriados camarários: Albufeira – 20 de Agosto; Alcoutim – 14 de Setembro; Aljezur – 29 de Agosto; Castro Marim – 24 de Junho; Faro – 7 de Setembro; Lagoa – 8 de Setembro; Lagos – 27 de Outubro; Loulé – 9 de Maio; Monchique – 9 de Maio; Olhão – 16 de Junho; Portimão – 11 de Dezembro; São Brás de Alportel – 1 de Junho; Silves – 3 de Setembro; Tavira – 24 de Junho; Vila do Bispo – 22 de Janeiro e Vila Real de Santo António, que celebra o Dia do Município a 13 de Maio.

As pontes podem ter lugar nestes feriados em Albufeira cujo feriado está marcado para uma terça-feira e em Aljezur com feriado agendado para uma quinta-feira, tal como acontece com Loulé e Monchique. Também Silves que tem feriado marcado para uma terça-feira está nas mesmas condições, assim como Vila do Bispo.

Fins-de-semana prolongados vão ter os trabalhadores dos concelhos de Castro Marim, Tavira e Vila Real de Santo António.

Menos sorte têm os trabalhadores de Alcoutim, Faro, Lagoa, Lagos, Olhão e São Brás de Alportel, que não trabalhem ao fim-de-semana, é que estes municípios comemoram os respectivos feriados em 2014 ao sábado ou ao domingo.

Agora que já sabe o que esperar aproveite os dias de descanso que lhe reservam os próximos dias de 2014.

Facebook Comments

Comentários no Facebook