Monchique aposta nos sapateiros

Monchique aposta nos sapateiros

673
PARTILHE
Sapateiro
Ideia da autarquia de Monchique pretende preservar o futuro da profissão de sapateiro

Rui André, presidente da Câmara de Monchique, quer dar nova vida à profissão de sapateiro no concelho e anunciou para breve uma parceria entre “o município, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), uma Associação Local e os sapateiros a laborar no concelho para dar corpo ao projecto Novos sapateiros de Monchique.

O objectivo, refere o autarca, é o de “não deixar morrer uma actividade tão conhecida e de uma importância cultural tão marcante como é a do sapateiro”.

O protocolo vai permitir “integrar pelo menos um aprendiz da profissão em permitir cada loja/oficina do concelho”, diz o edil, que avança que “os aprendizes vão receber uma bolsa de formação/vencimento para aprender a arte do sapateiro, sendo que do programa fazem parte vários momentos de formação e técnicas de empreendedorismo, assim como, visitas e eventualmente formação em fábricas com vista a aperfeiçoar/modernizar alguns procedimentos”.

A ideia que o autarca afirma “vinha a alimentar há bastante tempo” está a ser projectada e nesta altura Rui André refere que precisa de “saber do interesse de jovens ou menos jovens, homens ou mulheres em fazer parte deste projecto que pode ser apenas o primeiro de outros que se pretende implementar nas artes e ofícios tradicionais”.

- Pub -

Por definir está ainda a data concreta de arranque do projecto e os termos em que a autarquia vai apoiar esta formação em parceria com o IEFP.

Facebook Comments

Comentários no Facebook