Lagos aposta no ambiente

Lagos aposta no ambiente

284
PARTILHE
cortiça
Cortiça recolhida será transformada noutros produtos

As questões ligadas ao ambiente continuam a ser uma prioridade para a Câmara de Lagos. Assim, em 2013 foi possível recolher cerca de 50 quilos de rolhas de cortiça. Quanto aos óleos alimentares usados registou-se um aumento em relação ao ano anterior, tendo sido recolhidas cerca de quatro toneladas dos 12 oleões distribuídos pelo concelho.

Em 2013 foi recolhido, nos “Rolhinhas” distribuídos pelos edifícios municipais e escolas do concelho, um total de 47,30 kg de rolhas de cortiça, correspondente a um ligeiro decréscimo (na ordem dos 31,6%,) comparativamente a 2012, o que, segundo os serviços municipais da área do ambiente, poderá estar relacionado com a redução no consumo.

O local onde se registou uma maior quantidade de rolhas de cortiça, em 2012, foi na Escola JI/ EB1 da Ameijeira, com 31,81 kg. No ano passado, constatou-se que foram as instalações da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, situadas no Chinicato, que conseguiram juntar mais rolhas, mais concretamente 26,80 kg, seguindo-se o Edifício Paços do Paços Concelho Séc. XXI, com 12,10 kg de rolhas recolhidas.

Mais uma vez, em 2013, este projecto foi “abraçado” pelas seguintes escolas do concelho: EB1/JI de Santa Maria, EB1 Ameijeira, Escola EB1 Odiáxere, EB1 nº 1 de Lagos, EB1/JI de Espiche, EB1/JI nº 3 e Escola EB1 da Luz.

- Pub -

Recolhidas quatro toneladas de óleos alimentares usados

No que concerne aos óleos alimentares usados, no ano passado foram recolhidos dos 12 oleões distribuídos pelo município de Lagos cerca de 4,01 toneladas, o que corresponde a um ligeiro aumento nas quantidades recolhidas face ao ano anterior (na ordem dos 14,5%), verificando-se uma forte adesão da população ao projecto.

De realçar que os meses de Janeiro, Julho e Outubro foram os que registaram uma maior quantidade de óleos alimentares usados recolhidos, com valores de: 460,00kg, 493,20kg e 440,80kg, respectivamente.

O oleão existente junto ao Mercado de Santo Amaro é o que continua a apresentar uma maior produtividade, com cerca de 1,5 ton de OAU recolhido ao longo de 2013.

Facebook Comments

Comentários no Facebook