Poluição luminosa é tema de seminário em Lagos

Poluição luminosa é tema de seminário em Lagos

299
PARTILHE
Iluminação
Sensibilizar para o não desperdício de energia é um dos objectivos

O Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI de Lagos vai acolher o seminário subordinado ao tema “Poluição Luminosa e Cadastro da Iluminação Pública”, no próximo dia 20 de Março, entre as 9 e as 13.30 horas.

O evento destina-se prioritariamente a técnicos, dirigentes e responsáveis políticos das autarquias, técnicos e dirigentes dos organismos desconcentrados do Estado na região, arquitectos, projectistas e demais intervenientes técnicos nos projectos de urbanização e tratamento de espaços públicos, entidades prestadoras de serviços energéticos, investigadores, docentes e alunos desta e de outras áreas científicas correlacionadas.

Recorde-se que a origem da poluição luminosa é identificada na iluminação monumental, nos outdoors e publicidade, nos equipamentos desportivos, na iluminação viária, devido a equipamentos mal projectados, incorrectamente instalados e/ou com potências inadequadas para o objecto a iluminar.

Identificar as consequências no esplendor do céu e a forma de as medir, para a saúde e para os ecossistemas, além de salientar o desperdício de mais de 30% da energia consumida, que é dispersa, reflectida ou emitida para o hemisfério superior, são alguns dos objectivos de informação e sensibilização que se pretendem alcançar com este seminário, o qual pretende também ser um espaço de reflexão para a definição de estratégias para os projectistas, decisores, fabricantes, legisladores e todos os que se preocupam com o ambiente, no sentido da adopção de posturas não poluentes e eficientes na iluminação exterior.

- Pub -

A participação é gratuita, sendo no entanto obrigatório proceder à inscrição prévia, através do seguinte contacto: helena.castaldo@cm-lagos.pt (com indicação do nome, entidade e contactos telefónico e de e-mail).

A participação está limitada à lotação do auditório (120 lugares).

O seminário é organizado pelo Centro Português de Iluminação e pela Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores e conta os apoios da Câmara de Lagos, Futurlagos e AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Programa:

9h00 | Recepção e registo de inscrições

9h30 | Sessão de Abertura

10h15 | Cadastro da Iluminação Pública – Linhas estratégicas – Engº. Alberto Vanzeller

10h45 | Manual do cadastro do IP – Critérios técnicos de suporte – Drª. Sandra Cunha

11h15 – Intervalo

11h30 | Poluição Luminosa, apresentação do Manual – Eng. Luis Duarte

12h00 | Efeito da Poluição Luminosa na observação do céu estrelado – Dr. Guilherme de Almeida

12h30 | Debate

 

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook