Tavira dedica passeio aos moinhos e cereais

Tavira dedica passeio aos moinhos e cereais

303
PARTILHE
Moinho branco em Cachopo
O moinho branco é uma das grandes atracções de Cachopo

Os moinhos e os cereais são o tema do próximo passeio do ciclo “Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica”, que se realiza em Cachopo, no próximo, sábado, a partir das 9.30 horas.

Custódia Mateus, Custódio Campos e Otília Cardeira vão orientar o passeio e convidar os participantes a fazer pão nas Casas Baixas, para depois prová-lo no piquenique que se segue. O passeio termina com uma visita ao moinho branco, onde haverá lugar a partilha de histórias sobre este valioso património. Desta forma, o Museu Municipal de Tavira assinala o Dia Nacional dos Moinhos, que se comemora no dia 7 de Abril.

A inscrição no passeio é obrigatória (ficha de inscrição disponível em www.cm-tavira.pt) e deverá ser efectuada até quarta-feira, dia 2 de Abril (limite máximo de 20 participantes).

O piquenique inclui tiborna, vinho, chá, queijo fresco, enchidos, mel, fruta e compotas e tem um custo por pessoa de cinco euros.

- Pub -

Os cereais integram a trilogia da cultura alimentar mediterrânica: pão, azeite e vinho. No final do século XIX, escreveu Teófilo Braga, a propósito da alimentação praticada: “Em Tavira e freguesias vizinhas: marisco, peixe, papas de milho com marisco ou azeite, e raras vezes comem pão”. O valor central do “pão” reflecte-se também nas estruturas de transformação e profissões associadas, moinhos e moleiros, não esquecendo os fornos, que, na serra, frequentemente, são comunitários, “de todos no monte”.

Para inscrições ou mais informações, contacte o Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira pelo endereço de correio electrónico edu.museus@cm-tavira.pt ou pelo telefone 281 320 500.

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook