Aeroporto de Faro vai ter ligação ao comboio

Aeroporto de Faro vai ter ligação ao comboio

277
PARTILHE
Aeroporto é a grande aposta dos investimentos do Governo a par da ANA - Aeroportos de Portugal
Aeroporto é a grande aposta dos investimentos do Governo a par da ANA – Aeroportos de Portugal

Dos 131 milhões de euros que o Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas (PETI 3+) destina ao Algarve, naquele que é o resultado prático do estudo encomendado pelo Governo ao Grupo de Trabalho para as Infra-estruturas de Valor Acrescentado (IEVA) para definir quais os investimentos prioritários no país para os próximos anos, o Aeroporto de Faro leva a parte de leão.

No PETI o aeroporto encaixa à cabeça 66 milhões de euros, valor totalmente garantido pelo investimento privado a cargo da ANA – Aeroportos de Portugal.

Neste valor que será suportado pela actual proprietária da empresa recentemente privatizada, a francesa Vinci, estão incluídos até 2016, a revisão do sistema de segurança da aerogare, o incremento das áreas públicas de espera no terminal, e a reformulação das áreas comerciais não-aviação. Entre 2016 e 2017, as intervenções visam a reabilitação do pavimento da pista e a remodelação e reabilitação da plataforma de estacionamento antiga, revela o plano. 

Ligar o Aeroporto ao comboio

- Pub -

Entretanto, dos 55 milhões de euros que o Estado prevê aplicar na reestruturação da linha de caminho-de-ferro do Algarve, uma parte vai também direitinha para servir o aeroporto internacional, a principal porta de acesso à região para quem vem do estrangeiro.

Ainda longe de se compreender como é que a ligação em causa será feita e em que momento a mesma passará do papel para o terreno, certo é que o Governo diz pretender criar um verdadeiro corredor ferroviário transversal ao Algarve.

Neste corredor as obras apontam para a electrificação dos troços não electrificados, passando a existir electrificação nos 140 quilómetros totais do eixo ferroviário, para melhorias na super-estrutura ferroviária e para a modernização do sistema de sinalização e controlo de tráfego, tendo nomeadamente em vista o comando centralizado de controlo de tráfego que é uma das apostas da REFER.

Câmara aplaude decisão

Rogério Bacalhau aplaude a decisão do Governo de ligar o aeroporto à ferrovia, classificando-a, em declarações à Agência Lusa como “positiva para o concelho, mas também para todo o Algarve, pois permite a quem chegue ao aeroporto deslocar-se de forma rápida e cómoda a qualquer ponto da região”.

Para o autarca, a obra não é complicada de executar e não representa um investimento muito grande, “tendo em conta a rentabilidade e o benefício”, havendo ainda a vantagem de a autarquia já ter um estudo que aponta um possível traçado para aquela ligação, embora careça de algum aprofundamento.

Já o deputado Cristóvão Norte, congratula-se a inclusão no plano da ligação ferroviária ao aeroporto, que diz significar “uma nova centralidade para Faro”, ajudando a reforçar a economia local e a incrementar as alternativas de mobilidade para o Algarve.

(com Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook