Alcoutim aposta no Espaço Guadiana

Alcoutim aposta no Espaço Guadiana

307
PARTILHE
Salão de festas
Espaço destina-se à promoção de actividades e eventos

O contrato para execução da empreitada do “Espaço Guadiana”, em Alcoutim, já foi assinado. A obra, adjudicada à firma Someropi – Obras Públicas e Industriais, Lda, pelo valor de 228 mil e 873 euros, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor, tem um o prazo de execução de três meses, a contar da data do auto de consignação de trabalhos.

Trata-se de reabilitar o segundo piso do edifício municipal, onde funcionam as oficinas, no sentido de o transformar num espaço polivalente, com condições construtivas de qualidade e de conforto, para a sua utilização na promoção de eventos comemorativos, festas, convívios, conferências, congressos e animação. Esta era, de acordo com o presidente da câmara alcouteneja, Osvaldo Gonçalves, “uma lacuna existente na sede de concelho que o Partido Socialista há muito vinha reivindicando e agora estou determinado a colmatar”.

Do ponto de vista arquitectónico, pretende-se intervir no edifício, no sentido da sua integração na envolvente, bem como com a utilização do piso térreo, acentuando a sua identidade, relacionada com o uso do piso superior, contribuindo para assumir que se trata de um espaço de encontro, convívio e animação, pontuando e identificando a zona de entrada no equipamento, mas não introduzindo alterações significativas no edifício existente.

A intervenção prevê alterar a localização da entrada do piso superior, dado que a mesma se localizava num espaço desnivelado e de difícil acesso, de forma a torna-la acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Prevê-se ainda que todos os espaços de circulação tenham, no mínimo, 1,20 m de largura, sendo livres de obstáculos, e que todos os vãos interiores tenham largura útil livre de 0,80 m, no mínimo.

- Pub -

O arruamento de acesso ao edifício será também alvo de obras de requalificação que incluem a criação de passeios e reformulação da dimensão e desenho do canal viário de forma a contribuir para a requalificação do aglomerado urbano, neste local que constitui um dos mais importantes acessos à vila de Alcoutim.

Facebook Comments

Comentários no Facebook