Algarve é campeão da bandeira azul

Algarve é campeão da bandeira azul

285
PARTILHE
Olhão ganha uma praia nova com bandeira azul, Fuseta - Ria
Olhão ganha uma praia nova com bandeira azul, Fuseta – Ria, Peneco em Albufeira é a novidade

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) anunciou esta manhã, em conferência de imprensa, as praias, marinas e portos de recreio que podem este ano ostentar a bandeira azul, o mais importante galardão na área da classificação da qualidade das zonas balneares.

O Algarve lidera no país o ranking das regiões com mais bandeiras azuis hasteadas este ano. Ao todo 82 praias e quatro marinas podem assim exibir o selo de qualidade da organização europeia ABAE por terras algarvias. (ver lista abaixo)

Em relação a 2013, Albufeira soma mais quatro praias (Inatel, Peneco (nova bandeira azul), Pescadores e Falésia – Açoteias), enquanto Olhão soma mais uma praia distinguida, Fuseta – Ria (uma reentrada). Castro Marim regressa às bandeiras azuis, bem como Lagoa, respectivamente com três e cinco areais distinguidos. 

Para o autarca olhanense, António Pina, “a atribuição do galardão adicional a Olhão reveste a maior importância para um concelho que procura, cada vez mais, afirmar-se como um destino turístico e balnear na região”.

- Pub -

António Pina realça que, “esta é aprova da qualidade das águas balneares da Ria Formosa na zona de Olhão e demonstra a atenção dada pela autarquia à manutenção da qualidade dos espaços balneares”.

No país 298 praias, das quais 18 fluviais, e 17 marinas poderão fazer flutuar a bandeira azul, naquilo que representa uma subida em termos globais, a nível de praias, de 7,6% face aos galardões atribuídos em 2013.

A cerimónia oficial do hastear da bandeira azul no Algarve este ano decorre na Marina de Albufeira a 13 de Junho, anunciou hoje a ABAE na conferência de imprensa que decorreu na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Lista das bandeiras azuis no Algarve:

Praias: 

Albufeira

Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia Açoteias, Falésia Alfamar, Galé-Leste, Galé-Oeste, INATEL – Albufeira, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Olhos d’Água, Oura, Oura-Leste, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha-Nascente, Rocha Baixinha-Poente, S. Rafael, Salgados, Santa Eulália

Alcoutim

Pego Fundo (fluvial)

Aljezur

Arrifana, Monte Clérigo, Odeceixe-Mar

Castro Marim

Alagoa – Altura, Cabeço, Praia Verde

Faro

Barreta, Culatra-Mar, Faro-Mar, Ilha do Farol-Mar

Lagoa

Caneiros, Carvoeiro, Pintadinho, Senhora da Rocha, Vale do Olival 

Lagos

Batata, Camilo, D. Ana, Luz, Meia Praia, Porto de Mós

Loulé

Almargem, Ancão, Forte Novo, Garrão Nascente, Garrão Poente, Loulé Velho, Quarteira, Quinta do Lago, Vale de Lobo, Vilamoura

Olhão

Armona – Mar, Fuseta – Mar, Fuseta – Ria (Nova bandeira azul)

Portimão

Alvor Nascente – Três Irmãos, Alvor Poente, Rocha, Três Castelos, Vau

Silves

Armação de Pêra, Praia Grande Poente 

Tavira

Barril, Cabanas-Mar, Ilha de Tavira-Mar, Terra Estreita

Vila do Bispo

Almádena – Cabanas Velhas, Burgau, Castelejo, Cordoama, Ingrina, Mareta, Martinhal, Salema, Zavial

Vila Real de Santo António

Lota, Manta Rota, Monte Gordo, Santo António

Marinas:

Albufeira, Portimão, Lagos, Vilamoura

Nota de redacção: Esta notícia foi re-editada e revista com a correcção dos dados apurados relativos ao número de praias da região algarvia que receberam novas bandeiras azuis e às reentradas regionais no leque de praias classificadas com referido galardão, pelo facto pedimos desculpas aos visados e aos nossos leitores.

Facebook Comments

Comentários no Facebook