Loulé celebra Festa da Mãe Soberana

Loulé celebra Festa da Mãe Soberana

245
PARTILHE
Festa da Mãe Soberana
A imagem de Nossa Senhora da Piedade é levada da sua ermida, no alto da cidade de Loulé, até à Igreja de S. Francisco

A Festa Pequena em honra da Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana), padroeira da cidade de Loulé, realiza-se no próximo dia 20, Domingo de Páscoa, constituindo o ponto de partida daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a Sul de Fátima.

Neste primeiro momento, que coincide com o Domingo de Aleluia, tem lugar a descida do cerro da imagem da Nossa Senhora em direcção à Igreja de S. Francisco. A descida da Santa obedece a uma marcha fácil de organização profana, a marcha acelerada a conduzir o pesado andor até à Igreja de S. Francisco.

Durante os quinze dias da sua estadia neste local, as novenas e os sermões conduzidos por afamados oradores sacros perfazem uma vigília religiosa de grande poder espiritual.

A Festa Grande, o momento alto deste evento de cariz religioso que atrai à cidade milhares de peregrinos e visitantes, realiza-se passados quinze dias. É o adeus da Padroeira à sua terra e o regresso à sua pequena ermida que, a poente, se ergue sobranceira a toda a cidade.

- Pub -

Nesta manifestação de grande culto pela fé existem duas vertentes distintas: a religiosa, no seu mais sentido significado, e a profana, na mais ampla e liberal exteriorização popular.

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook