Albufeira debate História do Património

Albufeira debate História do Património

192
PARTILHE
Biblioteca Lídia Jorge
Workshop vai abordar várias temáticas transversais à história, cultura, património arquitectónico e paisagístico

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, vai acolher no próximo dia 13 de Maio o Workshop “Fundamentos e História do Património”.

Assim, técnicos da autarquia, com responsabilidades no Museu Municipal de Arqueologia e Gabinete de Reabilitação Urbana (GRUA), vão abordar várias temáticas transversais à história, cultura, património arquitectónico e paisagístico.

A sessão de abertura está marcada para as 9.30 e os trabalhos, que estão organizados em três módulos, vão decorrer durante todo o dia, prevendo-se o encerramento do encontro a partir das 17 horas.

O módulo I intitula-se “Uma História e um Património Plurissecular” e integra matérias como: definição de património, Romanização, 500 anos de ocupação Islâmica, da Idade Média ao Antigo Regime, Idade Moderna, 1ª República e o Estado Novo e uma abordagem sobre o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira.

- Pub -

O módulo II “Do Monumental ao Vernacular” incide sobre o conceito de Património Arquitectónico, determinação de valores culturais primários do Património Arquitectónico, a evolução do Conceito de Património, a sua salvaguarda e intervenção e o Património Arquitectónico concelhio.

O III e último módulo “A Paisagem” vai definir a Paisagem segundo o Conselho da Europa e discutir várias questões, nomeadamente o Homem na Paisagem, Unidades de Paisagem a Nível regional e à escala do concelho.

Para mais informações os interessados devem contactar a Câmara de Albufeira através do endereço electrónico: grua@cm-albufeira.pt e aceder à ficha de inscrição em www.cm-albufeira.pt.

Facebook Comments

Comentários no Facebook