Governo anuncia 131 milhões para o Algarve

Governo anuncia 131 milhões para o Algarve

276
PARTILHE
Governo vai apostar na ferrovia no Algarve
Governo vai apostar na ferrovia no Algarve

O Governo foi mais longe do que o inicialmente previsto pelo estudo que definia as prioridades do investimento estatal em obras públicas nas áreas dos transportes e acessibilidade para o período 2014-2020, realizado pelo Grupo de Trabalho para as Infra-estruturas de Alto Valor Acrescentado.

O relatório que como o Postal noticiou foi colocado em discussão pública no Algarve pelo secretário de Estado dos Transportes (VER) http://www.postal.pt/2014/03/obras-na-en-125-em-banho-maria/, previa inicialmente e a nível nacional apenas 30 projectos prioritários.

Em conferência de imprensa o ministro da Economia, Pires de Lima, que tutela a área, revelou que o Governo decidiu dar prioridade a 59 projectos, cerca do dobro do inicialmente apontado pelo estudo. Com este acréscimo o Governo prevê, no entanto, apenas um crescimento de custos da ordem dos mil milhões de euros.

O Algarve com aposta na ferrovia

- Pub -

A grande aposta para a região algarvia resultante das determinações do Governo nesta matéria vai para a ferrovia, com 55 milhões de euros a serem aplicados na modernização, electrificação e melhoria da sinalização da linha férrea do Algarve.

De acordo com os dados avançados pela Agência Lusa, para os portos de Portimão e de Faro está previsto um investimento de 10 milhões de euros, que permitirão a requalificação das estruturas portuárias capacitando-as para maior e melhor qualidade de acolhimento de passageiros e manipulação de cargas.

Já o aeroporto conta com um investimento de 66 milhões de euros onde devem estar incluídos os gastos com a ligação desta infra-estrutura à linha ferroviária que atravessa longitudinalmente a região.

De fora continua, ainda, qualquer referência a requalificação da Estrada Nacional 125, que se encontra parada devido a problemas de financiamento da concessionária responsável pelos troços a intervencionar na região.

Em nota de imprensa dirigida à comunicação social Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) “congratula-se com a decisão do Governo de incluir o Aeroporto de Faro, a linha ferroviária do Algarve e os portos de Faro e Portimão entre os investimentos prioritários”.

Não obstante, o responsável algarvio “alerta para a necessidade de intervir urgentemente na Estrada Nacional

125”, que diz “já deveria estar totalmente terminada por esta altura”.

Para o responsável pelo Turismo regional “a intervenção na EN125 deverá avançar independentemente de não fazer parte deste plano”, uma realidade que apenas parece ser possível se o Governo alcançar uma forma de garantir financiamento à concessionária da obra.

O programa de investimentos do Governo cifra-se agora a nível nacional em 6.067 milhões de euros, “financiáveis em cerca de 50% por fundos comunitários”, disse Pires de Lima. Face a este valor os 131 milhões alocados a intervenções no Algarve significam apenas 2,16% do total a ser investido nesta área no país nos próximos oito anos.

Facebook Comments

Comentários no Facebook