Lagoa mostra encontro de culturas à luz das velas

Lagoa mostra encontro de culturas à luz das velas

332
PARTILHE
A cultura árabe, nomeadamente as danças, está em destaque em Lagoa
A cultura árabe, nomeadamente as danças, está em destaque em Lagoa

Unir religiões, modos de viver e de percepcionar a as culturas constitui um dos desafios maiores da vida em comunidade e ocupa o Homem desde tempos imemoriais.

É nesta senda de unir povos, credos e culturas que a Câmara de Lagoa, em parceria com um privado, realiza desde hoje e até ao próximo sábado, dia 19, o Mercado de Culturas… à Luz das Velas.

Nesta primeira edição o destaque vai para a cultura muçulmana e durante três dias o Convento de São José e todas as artérias envolventes prometem ser invadidas por um ambiente único, carregado de mistério e pontuado a toques de luz.

No lugar central que vai ocupar a cultura muçulmana, espaço para espectáculos de música árabe e afro-árabe, ao mesmo tempo que os recantos das vielas se deixam envolver pelas danças orientais e sufí, a cargo dos grupos El Laff e Kurdufan.

- Pub -

A dilacerada Jordânia chega-nos através de uma exposição fotográfica e a igreja do Convento de São José será o cenário de uma exposição/concerto, denominado “Melodias de al-Andalus”, enquanto os workshops prometem ensinar a todos a precursão de estilo árabe e as danças do próximo e médio orientes.

Do lado da gastronomia sobem ao palco comensal o kebap, as espetadas kefta e a doçaria típica das terras dos véus infinitos, ao mesmo tempo que num espaço talhado à medida se convida ao deleite da cozinha árabe na sua versão mais gourmet.

Cinco mil velas

A não perder impõe-se, em cada um dos dias do evento, a chegada dos ponteiros do relógio às 20 horas.

Ao troar das badaladas e de súbito cinco mil velas iluminarão o Convento de São José e as ruas circundantes, num arranjo de onde brotarão desenhados os símbolos representativos de algumas culturas do mundo oriental e ocidental.

A cruz do cristianismo, a estrela de David representativa do judaísmo, o crescente a honrar o islamismo, e o Triskle a celebrar a cultura celta, são alguns dos exemplos do que o espera em Lagoa às oito da noite em ponto de todo e cada dia do Mercado de Culturas… à Luz das Velas.

Música para todos os gostos

De acordo com a autarquia de Lagoa, todas as noites o Dj Fábio Palma anima o fecho da festa com música “arabic chillout” entrecortada com ritmos tradicionais do mundo árabe (Wahd Wo Noss, Malfouf, Zaffa , Maksoum, Masmoud , Saidi, Hagalla, Soudi , Ayubi) remisturados pelo próprio Dj.

Com encerramento agendado todos os dias para as 23 horas, o início do mercado está marcado para hoje às 17 horas e para amanhã e depois para as 12 horas, sempre com entrada livre.

No encerramento diário do “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” a cidade de Lagoa e os visitantes podem ainda ver e ouvir espectáculo Oriental Drums (música e dança tribal com fogo).

Razões de sobra para visitar Lagoa nos próximos três dias.

Facebook Comments

Comentários no Facebook