Loulé sensibiliza para a problemática do autismo

Loulé sensibiliza para a problemática do autismo

306
PARTILHE
Monumento Engº Duarte Pacheco
O Monumento Engº Duarte Pacheco ilumina-se de azul para sensibilizar para o autismo

O município de Loulé associa-se ao Movimento Light It Up Blue, com a iluminação de azul do Monumento Engº Duarte Pacheco amanhã, quarta-feira.

O objectivo desta iniciativa promovida pela Associação Vencer Autismo, em parceria com a associação americana Autism Speaks, passa fundamentalmente para a consciencialização da população para esta problemática que afecta cada vez mais as crianças.

A Vencer Autismo foi fundada em Novembro de 2010, por um grupo de pais qualificados, que frequentaram uma formação nos Estados Unidos que tem ajudado na recuperação de centenas de crianças.

Autism Speaks foi fundada em Fevereiro de 2005, por Bob Wright e Suzanne, avós de uma criança com autismo.

- Pub -

O autismo é um transtorno neurobiológico complexo que inibe a capacidade de uma pessoa comunicar e desenvolver relações sociais, e é muitas vezes acompanhado de desafios comportamentais. Perturbações do espectro do autismo são diagnosticadas 1 em cada 88 crianças, 1 em 54 rapazes nos Estados Unidos, afectando cinco vezes mais rapazes do que as raparigas. Daí o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças ter chamado o autismo como uma questão de saúde pública nacional, cuja causa e cura permanecem ainda desconhecidos.

A missão da Vencer Autismo e Autism Speaks é “mudar o futuro de todos os que lidam com perturbações do espectro do autismo, sensibilizar a opinião pública sobre o autismo e seus efeitos sobre os indivíduos, famílias e sociedade, e para levar a esperança a todos, fornecer informações, recursos e formação contribuindo para que as pessoas com autismo reduzam ao máximo a sua condição autista e assim possam viver uma vida com liberdade e autonomia”, afirma a autarquia de Loulé em nota de imprensa.

 

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook