Maios regressam a Olhão

Maios regressam a Olhão

298
PARTILHE
Maios
Durante meses, os residentes criam os Maios em segredo, que depois exibem no Dia do Trabalhador

Os Maios voltam na próxima quinta-feira, dia 1 de Maio. A tradição de expor bonecos que surpreendem, assustam e satirizam, vai acontecer um pouco por todo o concelho, em especial entre Bias do Sul, Alfândanga, Brancanes e Quelfes.

No 1º de Maio, era tradição celebrar-se a Primavera e o rito da fertilidade de um novo ciclo da natureza bem como o início de um novo ano agrícola. A partir de 1974, começou-se a celebrar em Portugal, o dia dos trabalhadores.

“O concelho de Olhão tem uma tradição com 30 anos, que atrai bastantes visitantes a Bias do Sul , Alfândaga e Quelfes para visitarem, em tamanho real bonecos, que simbolizam uma profissão ou uma arte, vestidos com roupa e sapatos e que são colocados na madrugada de 30 de Abril e retirados na noite de 1 de Maio, pretendem retratar cenas da vida real, satirizar, ou mesmo relatar saudavelmente o quotidiano, os Maios”, refere a autarquia olhanense em nota de imprensa.

O Futebol Clube de Bias e a Associação Dica oferecem prémios simbólicos para os melhores Maios, exibindo em Bias do Sul, Alfândanga, Brancanes e Quelfes, os trabalhos realizados pelos habitantes do concelho.

Facebook Comments

Comentários no Facebook