Parque Ribeirinho de Faro inaugurado em Maio

Parque Ribeirinho de Faro inaugurado em Maio

352
PARTILHE
A vista da Ria Formosa é magnífica, no enquadramento da nova área de lazer da cidade
A vista da Ria Formosa é magnífica, no enquadramento da nova área de lazer da cidade

Foram precisos muitos anos e 3,5 milhões de euros de investimento total para que a obra avançasse no terreno, com a consignação da empreitada a ter lugar em Fevereiro do ano passado.

Agora, com os trabalhos quase concluídos, o novo Parque Ribeirinho de Faro está já totalmente visível e os trabalhos que permitirão a abertura ao público em Maio, avançou ao Postal a Câmara de Faro sem no entanto definir uma data exacta, estão a decorrer dentro dos prazos.

No local os trabalhadores da obra disseram ao Postal que “só estamos cá mais três semanas, depois são só trabalhos de pormenor que estas obras têm sempre mesmo depois de concluídas”.

Dezasseis hectares de área de lazer

- Pub -

São 16 hectares de área intervencionada, entre a linha de comboio e a Ria Formosa, que têm início nas traseiras do Teatro Municipal da cidade e se estendem até às Pontes de Marchil, naquela que é a maior intervenção na frente ribeirinha da cidade dos últimos anos.

Canteiros, estacionamentos, circuitos pedonais, ciclovias, mobiliário urbano moderno e mesmo o anfiteatro ao ar livre com capacidade para 250 lugares sentados são já uma realidade no novo espaço.

As linhas de águas que entrecruzam o espaço atravessadas por pontes metálicas e apontamentos lagunares delimitados por estacas de madeira fazem adivinhar uma zona de lazer de referência para uma cidade há muito necessitada de mais áreas verdes.

No espaço são várias as pequenas praças que acolherão, a par das áreas de circuitos pedestres, zonas de descanso e de sombra, com o relevo dos jardins a entrecortar o campo de visão.

De acordo com os dados do projecto, toda a área vai acolher equipamentos de restauração, percursos interpretativos e zonas de observação de aves e permitirá o desenvolvimento de actividades desportivas e de lazer.

No futuro a ligação pedonal e ciclável ao aeroporto e à Praia de Faro serão também uma realidade, após a extensão das vias agora criadas.

No horizonte o Montenegro e uma paisagem de Ria Formosa de beleza invejável, numa intervenção que enquadra o aglomerado habitacional dos Moinhos do Grelha com a água ali mesmo a marginar a área de intervenção.

A menos de um mês da abertura, o espaço promete tornar-se uma referência na cidade e conseguir dar resposta a uma população ávida de áreas verdes dedicadas ao lazer e às mais variadas actividades desportivas e de bem-estar.

[module10_newsimage title=”Parque Ribeirinho de Faro em imagens” category=”Parque Ribeirinho” showpost=”12″] [/module10_newsimage]

Facebook Comments

Comentários no Facebook