Pepetela abre ‘Discursos Directos’ em Loulé

Pepetela abre ‘Discursos Directos’ em Loulé

263
PARTILHE
Pepetela
Pepetela é detentor de vasta produção literária

O escritor angolano Pepetela abre a ronda de “Discursos Directos” no próximo dia 8 de Maio, pelas 21.30 horas, que nos próximos meses trará à Biblioteca Municipal de Loulé alguns dos maiores criadores literários da Língua Portuguesa.

Prémio Camões (1997) e doutor honoris causa pela Universidade do Algarve (2010), Pepetela é autor de vasta obra com larga projecção internacional, iniciada em 1972 com “As Aventuras de Ngunga”.

Antes da sessão na Biblioteca de Loulé, no mesmo dia 8, pelas 14.30, Pepetela vai estar também em Quarteira, no Auditório da Escola Secundária Drª Laura Ayres, num encontro com professores e alunos, em sessão moderada por Conceição Bernardes, directora do estabelecimento de ensino e professora de Português de reconhecido prestígio.

O ciclo “Discursos Directos” é promovido pela Comissão Concelhia das Comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril, que visa fazer uma permanente ponte cultural e cívica entre a biblioteca e escolas do concelho, promovendo sempre a circulação de escritores e ensaístas de referência do Pensamento Contemporâneo e da Língua Portuguesa, nesses centros de excelência da cidadania.

 Carlos Matos Gomes é o segundo convidado dos ‘Discursos Directos’

Sem dúvida a maior voz da criatividade angolana da actualidade, Pepetela (pseudónimo de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, nome real do escritor nascido em Benguela em 1941), é licenciado em Sociologia e docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade Agostinho Neto, em Luanda. Obras suas como “Mayombe” (1980), “O Cão e os Caluandas” (1985), “Parábola do Cágado Velho” (1997) e “O Quase Fim do Mundo” (2008) ou mesmo “Contos de Morte” (também de 2008), ultrapassam as fronteiras da vivência angolana antes e depois da independência, convertendo-se em metáforas indeléveis do mundo contemporâneo e das suas contradições. Para Pepetela este é o tema inesgotável como atestam as suas obras mais recentes – “O Planalto e a Estepe” (2009), “A Sul. O Sombreiro” (2011) e “O Tímido e as Mulheres” (2013).

No final dos “Discursos Directos” na Biblioteca Municipal de Loulé, Pepetela autografará obras suas para os leitores que o desejarem, estando organizada uma banca de livros, numa parceria com a Livraria Papelnet.

Anuncia-se, entretanto, que Carlos Matos Gomes (o carismático Capitão de Abril que, como romancista, é conhecido também pelo pseudónimo de Carlos Vale Ferraz) é o segundo convidado de “Discursos Directos” que, a 15 de Maio, reparte as suas intervenções entre a Biblioteca Municipal e a Escola Secundária de Loulé, onde será apresentado pela professora-bibliotecária Arlete Santos.

Facebook Comments

Comentários no Facebook