Portal das Finanças diz ‘não’ à entrega do IRS

Portal das Finanças diz ‘não’ à entrega do IRS

394
PARTILHE
Imagem do sítio das Finanças na internet esta manhã
Imagem do sítio das Finanças na internet esta manhã

O Portal da Finanças na internet está “em baixo” e não permite, de momento, qualquer acesso aos serviços da Autoridade Tributária on-line, nomeadamente, a entrega das declarações de IRS para os trabalhadores por conta de outrem, cujo prazo termina exactamente hoje.

A situação que hoje se agudizou, tem-se verificado nos últimos dias quanto a diversos serviços on-line da Autoridade Tributária, mas só hoje o bloqueio foi total, não se conseguindo sequer entrar no sítio das Finanças na internet, como o POSTAL verificou nas inúmeras tentativas que levou a cabo ao longo da manhã.

Entretanto, devido a um erro de sistema, o Ministério das Finanças ordenou ontem o reembolso aos contribuintes de valores resultantes dos actos declarativos realizados em sede de IRS através de cheque. Esta decisão tenta por cobro a um erro que determinou a impossibilidade dos reembolsos através de transferência bancária e fazer chegar os valores aos contribuintes ainda durante esta semana, uma tarefa difícil com o feriado do 1º de Maio já amanhã. 

Situação repete-se há anos

- Pub -

Ao POSTAL um contabilista que tem a seu cargo várias contabilidades disse hoje que “esta é uma situação recorrente todos os anos, sempre que se está perto do fim de um prazo de entrega de obrigações declarativas de imposto”.

“Não podemos nunca deixar estas declarações on-line para o fim do prazo, porque o mais provável é não as conseguirmos entregar dentro do prazo estipulado”, refere o técnico, que sublinha, “não haver probabilidade de qualquer extensão de prazo, apesar da dificuldade estar nos servidores da Autoridade Tributária”.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook