Procissões assinalam Quaresma em Tavira

Procissões assinalam Quaresma em Tavira

234
PARTILHE

 

Procissão do Triunfo
No Domingo de Ramos a procissão do Triunfo sairá, pelas 16 horas, da Igreja do Carmo

As celebrações quaresmais, em Tavira, serão marcadas por vários momentos, dos quais se destacam as procissões dos Passos, do Triunfo, do Enterro do Senhor e da Ressurreição (dias 6, 13, 18 e 20 de Abril, respectivamente), a Via Sacra (dia 14 Abril), assim como os concertos “Música Coral na Quaresma” (16 de Abril) e “Concerto de Páscoa pela Orquestra Clássica do Sul” (20 de Abril).

A procissão dos Passos, organizada pela Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, realiza-se, no dia 6 de Abril, pelas 16 horas, com saída da Igreja de São Francisco.

No dia 13 de Abril, Domingo de Ramos, pelas 16 horas, terá lugar a procissão do Triunfo, com saída da Igreja do Carmo.

- Pub -

Esta procissão, organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Monte do Carmo, é composta vários andores de talha dourada, os quais descrevem a vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte.

Existem registos que dão conta que esta manifestação religiosa já se organizava, no ano de 1789, pela Ordem Carmelita da cidade de Tavira. 

Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo através da Via Sacra

 A Via Sacra, promovida pela Comunidade Cristã de Tavira, decorrerá, no dia 14, a partir das 21 horas, com saída da Igreja de S. Maria do Castelo e chegada à Ermida de Santa Ana, num percurso composto por 14 estações.

Trata-se de uma manifestação da Fé Cristã que tem como objectivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver, através de um caminho espiritual, dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo na terra.

A procissão do Enterro do Senhor terá lugar, no dia 18, Sexta-feira Santa, pelas 21 horas, a partir da Igreja da Misericórdia.

Este acto religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa.

No dia 20 de Abril, pelas 10 horas, a procissão da Ressurreição sairá da Igreja de S. Paulo, e terminará na Igreja de Santa Maria do Castelo, seguindo-se a Eucaristia Pascal.

Ainda no âmbito das celebrações pascoais, no dia 16, pelas 21.30, na Igreja da Misericórdia, terá lugar, pela Maestrina Teresita Gutierrez, o Concerto Música Coral na Quaresma, uma organização da Associação Internacional de Paremiologia em colaboração com o Grupo Coral “Ensemble Peregrinação” da Escola de Música do Conservatório Nacional e Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

O programa encerrará, no dia 20 de Abril, com o Concerto de Páscoa pela Orquestra Clássica do Sul, pelas 18 horas, na Igreja do Carmo, organizado pela Câmara de Tavira e Associação Musical do Algarve.

 

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook