Reserva do Sapal de Castro Marim comemora 39 anos

Reserva do Sapal de Castro Marim comemora 39 anos

267
PARTILHE
Reserva Natural de Castro Marim
Dia Aberto tem como objectivo dar a conhecer as potencialidades da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, em colaboração com as Câmaras de Vila Real de Santo António e Castro Marim, comemora o 39º aniversário da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, no próximo sábado, com um Dia Aberto a toda a comunidade.

Para assinalar a data, a reserva preparou um extenso programa de actividades no Centro Interpretativo e Informativo do Sapal de Venta Moinhos e na zona envolvente, entre as 9 e as 23.30 horas.

A iniciativa engloba cerca de 30 actividades distribuídas por várias áreas temáticas, nomeadamente visitas guiadas, actividades de desporto na natureza, animação musical e dança, um festival de cinema e diversos workshops.

Concerto de encerramento com Domingos Caetano

- Pub -

 Este ano, além do alargamento do horário, destaca-se a Feira de Produtos Tradicionais, o Festival de Cinema com o documentário “Ambiente e Sustentabilidade” e o concerto de encerramento, às 21 horas, liderado por Domingos Caetano, com “Música Intemporal Portuguesa”.

O Dia Aberto da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António tem como objectivo dar a conhecer à população local e visitantes as potencialidades desta que foi a segunda área protegida a ser criada no país pelo Decreto-Lei nº 162/75, de 27 de Março, a seguir ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A Reserva Natural do Sapal é uma zona húmida situada no estuário do rio Guadiana onde há registo de ocorrência de 169 espécies regulares e 17 espécies ocasionais, na sua maioria aves aquáticas com elevado valor de conservação como o pernilongo, o colhereiro, o flamingo, o alfaiate, o alcaravão, a andorinha-do-mar-anã e a calhandrinha-das-marismas.

O espaço natural tem ainda potencialidades económicas em actividades tradicionais, como a produção artesanal de sal marinho e flor de sal certificadas ou a produção de peixe certificado em aquacultura de baixa intensidade.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook