Tavira revive tradição dos ‘Maios e Maias’

Tavira revive tradição dos ‘Maios e Maias’

237
PARTILHE
Maios
Os ‘maios’ invadem a freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo

O Ciclo de Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica previsto para o próximo mês é dedicado aos “Maios e Maias”. Assim, no sábado, dia 3, pelas 15 horas, decorre, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, um passeio sob a orientação de Susana Miguel e Carlos Sousa, o qual conta com o apoio da Junta de Freguesia e do projecto CLDS Rosmaninho.

Na Primavera celebra-se o despertar da natureza. Realizam-se os piqueniques junto aos ribeiros ou no cimo dos cerros. Relembram-se as idas das “maias vivas”, jovens que permaneciam imóveis e silenciosas, aos bailes e às festas, vestidas de branco e adornadas com flores. Os actuais “maios”, bonecos de farelo imóveis mas maldizentes, invadem as soleiras das casas na aldeia e os caminhos que a circundam.

Durante este mês existem “maios” à solta na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, sendo que a festa ocorre, sobretudo, no 1.º de Maio. O passeio do próximo sábado possibilitará percorrer a rota dos maios e aprender a fazer um destes bonecos, além de ser o dia de Vera Cruz, data em que manda a tradição adornar cruzes nas bermas de estrada.

A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral.

- Pub -

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição (disponível em www.cm-tavira.pt) e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email edu.museus@cm-tavira.pt ou entregar na recepção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 10 às 12.30 e das 14 às 17.30 horas).

Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2305 | 2162).

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook