Cartoons com humor para ver em Loulé

Cartoons com humor para ver em Loulé

313
PARTILHE
Exposição de cartoons
‘Liberdade, Igualdade e Fraternidade’, ideais da Revolução Francesa, são tema de reflexão dos nossos dias

A Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em Loulé, recebe até 14 de Junho, a exposição de cartoons “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. A Comissão Concelhia das Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril e a Câmara de Loulé, na construção de um projecto de cidadania ímpar na região, realiza esta parceria com o Museu Nacional da Imprensa, possibilitando uma reflexão sobre o nosso tempo através do PortoCartoon.

“Em tempos de `crise´, que não é só económica e financeira, torna-se oportuníssimo repensar com humor nas três palavras que abalaram o mundo há mais de 220 anos. Os ideais da Revolução Francesa andam postergados. O mundo está desequilibrado. O dinheiro corrompe os ideais. O poder político não quer ver. Os paraísos fiscais continuam a ser um atentado à cidadania mundial.

Silêncios cúmplices? Sim. O cartoon, o PortoCartoon, diz não. Aqui o humor é uma arma poderosa contra as consciências cúmplices. A lucidez contra obnubilação. A arte contra a tragédia. O esplendor do riso contra a pompa da ganância.

Assim se dá sentido à linha mestra do PortoCartoon, sintetizada no troféu de Siza Vieira: uma ponte de culturas. O humor evidenciando-as. A força do cartoon está nesta capacidade de ligar, inquietando os povos, em busca de mais liberdade, igualdade e fraternidade.

- Pub -

Contra o poder da ganância, o mundo precisa do poder do humor. Para dizer (sempre que necessário): o rei vai nu! É assim o poder do riso”, refere Luís Humberto Marcos, director do Museu Nacional da Imprensa e do PortoCartoon, em nota de imprensa enviada pela Câmara de Loulé.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10 às 18, e ao sábado, das 10 às 17 horas.

Facebook Comments

Comentários no Facebook