Eurocidade do Guadiana celebra primeiro aniversário

Eurocidade do Guadiana celebra primeiro aniversário

229
PARTILHE

 

Eurocidade
Comemorações decorrem durante o mês de Maio em Vila Real, Castro Marim e Ayamonte

Os municípios da Eurocidade do Guadiana celebram amanhã, sexta-feira, o seu primeiro aniversário.

A programação das comemorações prolonga-se durante o corrente mês de Maio e conta com inúmeras actividades que decorrem nas localidades fronteiriças de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte.

No sexta-feira as festividades iniciam-se às 10 horas (hora portuguesa), em Ayamonte, com a apresentação do desenho vencedor do concurso para criar a mascote da Eurocidade do Guadiana, seguindo-se a emissão de um programa especial na Rádio Eurocidade e a abertura da Feira Andaluza.

- Pub -

Em Vila Real decorrem, ao longo do dia, rastreios gratuitos de audição, colesterol, diabetes e tensão arterial, enquanto em Castro Marim terá início a feira “Terra de Maio”, no Azinhal, às 18 horas.

A Eurocidade do Guadiana é um projecto que vai além da cooperação institucional e pretende o fortalecimento na ligação já existente entre os três municípios, exemplificando um novo modelo de cooperação que promove a convergência económica, social, cultural, turística e ambiental.

Para maximizar a projecção da Eurocidade, as três localidades iniciaram a produção de uma agenda comum que engloba dezenas de actividades tão diferentes como eventos musicais, encontros desportivos, concertos, encontros filatélicos, feiras de artesanato, encontros intergeracionais, entre outros.

Recentemente, a Eurocidade do Guadiana iniciou a emissão do Cartão do Eurocidadão, um documento que permite aos residentes dos municípios de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte efectuar a partilha de equipamentos culturais e desportivos e obter vantagens nas áreas da saúde e da mobilidade.

A Eurocidade foi criada em Janeiro de 2013 pelos municípios vizinhos da fronteira luso-espanhola, mas em Maio foi alargada com a entrada da Câmara de Castro Marim. A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta e a realização de eventos nos dois lados da fronteira são os seus objectivos principais.

 

 

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook