Faro e Tânger querem reforçar laços

Faro e Tânger querem reforçar laços

303
PARTILHE
Paulo Santos (à esquerda na foto) representou a autarquia farense
Paulo Santos (à esquerda na foto) representou a autarquia farense

O grupo de trabalho que visitou Tânger entre os dias 10 e 13 de Maio, numa iniciativa do cônsul honorário do Reino de Marrocos no Algarve, José Alberto Alegria, e do Conselho Regional de Turismo da Região de Tânger e Tétouan, liderado pelo vice-presidente da autarquia Paulo Santos, regressou ao Algarve depois de encontros com várias autoridades daquela cidade do norte de Marrocos.

De acordo com a autarquia a viagem permitiu o reforço dos laços que unem, desde 1985, Faro às regiões de Tânger e Tétouan.

“A consolidação da cooperação em áreas como a promoção turística, o domínio das políticas de protecção ambiental, a entreajuda entre estabelecimentos de ensino e formação especializada, a organização de missões empresariais e a aproximação entre ambas as universidades, em especial nos domínios do mar”, foram temas abordados pela missão farense na reunião realizada com o autarca de Tânger, Fouad El Omari, na sede do poder local, revela a autarquia em nota de imprensa.

Ligação marítima Faro – Tânger

- Pub -

Depois de nos anos 90 ter sido feita uma experiência de ligação marítima entre Faro e Tânger por ferry, a autarquia farense avança que esta é uma situação que face ao novo quadro existente, nomeadamente na área do desenvolvimento turístico, “ambas as partes pensam fazer todo o sentido, para o transporte de mercadorias e passageiros”.

Reabilitar a dinâmica biunívoca em matéria cultural entre ambas as regiões é outro dos desejos manifestados às autoridades marroquinas pela missão farense.

A caminho das comemorações do 30º Aniversário da geminação com a cidade de Tânger, a Câmara de Faro “apresenta a sua predisposição para revitalizar a relação com Tânger, reafirmando o seu espírito de cooperação e o estatuto de interlocutor privilegiado com a região do Algarve”.

Na agenda, refere a autarquia, está agora “uma visita do presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, que encabeçará uma comitiva composta por empresários, agentes da cultura, do desporto, da ciência e do mundo universitário, que se irá realizar ainda este ano e marcará a assinatura de um entendimento conjunto que lançará o quadro da geminação que, em 2015, comemora 30 anos da sua assinatura”.

“Esta é, de resto, uma vontade já expressa pelo presidente do Município de Tânger e pela embaixadora do Reino de Marrocos em Portugal, Karima Benyaich, em reunião nos Paços do Concelho no passado dia 6 de Maio”, remata a Câmara farense.

Facebook Comments

Comentários no Facebook