Praia fluvial de Alcoutim acolhe feira de artesanato

Praia fluvial de Alcoutim acolhe feira de artesanato

244
PARTILHE
Artesãos
Os artesãos demonstram ao vivo o seu saber

A Praia Fluvial do Pego Fundo, em Alcoutim, prepara-se para receber, nos dias 7 e 8 de Junho, a 29.ª Feira de Artesanato de Alcoutim, um certame que é já uma tradição no roteiro turístico e cultural do Algarve. O evento, com abertura marcada para as 16 horas de sábado, é uma organização da Associação “A Moira” em colaboração com a autarquia que concede apoio logístico e financeiro.

Para além de pretender valorizar e promover o artesanato e produtos locais, através da mostra e venda directa por parte dos próprios artesãos e produtores, o objectivo desta iniciativa passa também pela divulgação da gastronomia, música, folclore e valioso património etnográfico da região, dando a conhecer aos visitantes a magnífica cultura popular serrana. Assim, durante dois dias os visitantes são transportados numa espécie de viagem no tempo, descobrindo um Algarve genuíno, ainda vivo e real, e os saberes, usos e costumes das suas gentes.

Nesta edição a organização aposta no aumento do número de artesãos, com grande parte dos artesãos a demonstrar ao vivo o seu saber, e da exposição etnográfica, estando representadas diversas actividades do quotidiano rural, que constituem artes e ofícios actualmente quase extintos.

Em termos de artesanato regional será possível encontrar trabalhos em madeira, em couro, arranjos florais, cestaria, olaria, bonecas de juta, mantas e xailes de lã. Poderão também adquirir-se os bons produtos alimentares da serra, como os queijos e enchidos, chás de plantas medicinais, aguardentes e licores, mel e derivados, os doces regionais, entre outros.

- Pub -

Nas tradicionais tasquinhas os visitantes podem saborear a excelente gastronomia regional, à base de pratos de caça e de peixe do rio, e, em simultâneo, desfrutar da animação de palco e de rua ao som da Música Popular Portuguesa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook