Património subaquático divulgado em Vila do Bispo

Património subaquático divulgado em Vila do Bispo

416
PARTILHE
Sages
Palestra dá a conhecer as embarcações afundadas em Sagres

Uma palestra intitulada “Patachos, Naufrágios e Cientistas: a Investigação Arqueológica do Património Cultural Submerso no Concelho de Vila do Bispo” vai ter lugar no próximo dia 18 (domingo), pelas 15.30 horas, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo, sendo o orador Tiago Fraga.

A iniciativa tem como objectivo divulgar o Projecto Patacho Pedro Diaz e a sua importância científica.

No decorrer da palestra serão dadas a conhecer as embarcações afundadas na baía da Baleeira em Sagres.

Esta iniciativa surge na sequência do protocolo celebrado entre o município de Vila do Bispo e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a 16 de Abril de 2013, que tem como objectivo o estudo do património cultural subaquático, com ênfase em naufrágios da Época Moderna que ocorreram na enseada da Baleeira, em Sagres. Nesse sentido, a autarquia apoiou os trabalhos das campanhas de sondagens levadas a cabo na baía durante os 1.º e 2.º semestres de 2013. No futuro, o município continuará a prestar apoio a este projecto da responsabilidade dos investigadores George Schwarz (Texas A&M University, Estados Unidos) e Tiago Miguel Fraga (CHAM, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Universidade dos Açores).

A acção insere-se nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, procurando, assim, sensibilizar os participantes e interessados para a importância do território de Vila do Bispo enquanto espaço cultural, no âmbito terrestre e aquático. A entrada é livre e convidam-se todos os interessados a assistir a esta apresentação dos resultados de uma experiência científica única.

Facebook Comments

Comentários no Facebook