Universidade do Algarve homenageia Rosa Mendes

Universidade do Algarve homenageia Rosa Mendes

245
PARTILHE
António Rosa Mendes
Rosa Mendes homenageado no dia em que comemoraria 60 anos

A Universidade do Algarve vai homenagear o professor doutor António Rosa Mendes, no próximo dia 21, data em que se comemora o sexagésimo aniversário do seu nascimento. Com estas comemorações, que terão início às 14.30 horas, no Auditório Teresa Júdice Gamito, a UAlg pretende homenagear o homem e a sua obra, que tanto contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento e do espírito crítico, promovendo valores como a liberdade individual e a luta contra a intolerância, quer no meio académico, quer na sociedade.

A Universidade do Algarve convida “toda a comunidade académica e não académica a participar nestas cerimónias, que serão presididas pelo reitor, professor doutor António Branco”.

O programa contempla uma conferência sobre “A produção científica e cultural de António Rosa Mendes”, que terá como oradores Joaquim Romero de Magalhães, professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra, José Esteves Pereira, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, José Eduardo Horta Correia, professor catedrático emérito da Universidade do Algarve, e Pedro Ferré, professor catedrático da Universidade do Algarve.

No final da conferência será lançado o prémio nacional de ensaio histórico “António Rosa Mendes ”, atribuído pela Câmara de Vila Real de Santo António.

- Pub -

Pelas 17.30 terá lugar uma sessão solene de atribuição do nome de “António Rosa Mendes” à Biblioteca da Universidade do Algarve, que acolherá a biblioteca particular do Professor.

As cerimónias terminam com a inauguração da exposição “António Rosa Mendes: o Homem e a Obra”, que estará patente ao público até 31 de Maio.

Recorde-se que António Rosa Mendes faleceu prematuramente no dia 4 de Junho de 2013, deixando “mais pobre esta comunidade académica”, refere aquela instituição em nota de imprensa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook