Alameda mostra cursos profissionais

Alameda mostra cursos profissionais

252
PARTILHE
Debate sobre o ensino profissional na área do mar decorre amanhã em Faro
Debate sobre o ensino profissional na área do mar decorre amanhã em Faro

A Alameda em Faro é palco até amanhã da maior mostra regional da oferta de ensino profissional e profissionalizante do Algarve ao nível do ensino secundário.

A iniciativa, da responsabilidade da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) em parceria com a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), mostra através de 40 entidades expositoras o que os alunos dos 9º ano podem escolher como futuro escolar e aquilo que os cursos profissionais e profissionalizantes oferecem em termos de saídas de futuro e mesmo de continuidade escolar para graus de ensino superiores.

Como afirmou ao Postal Teresa Laranjo, da Direcção de Serviços da Região do Algarve da DGEstE, “esta é uma oportunidade única para conhecer a aposta formativa já existente na região ao nível das escolas secundárias nas áreas profissionais e profissionalizantes, mas também um momento para descobrir que novas ofertas se pretendem criar nesta área já para o próximo ano lectivo”.

Ministério mostra cursos profissionais no país

O roadshow que está agora em Faro e Braga, arrancou a 6 de Maio em Viana do Castelo e terminará a 11 de Junho em Coimbra, num périplo que levou a mostra de soluções de percursos educativos a todo o país.

Uma aposta do Governo numa área em que “Portugal tem médias abaixo dos números europeus”, disse ao Postal uma representante da ANQEP. “Em Portugal a escolha por seguir cursos profissionais e profissionalizantes ronda os 48% dos alunos do ensino secundário e o objectivo é subir este resultado”, diz.

Algarve aposta no mar

No âmbito desta iniciativa, que conta também com apoio de todas as autarquias da região, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, do Instituto Português do Desporto e da Juventude e de um sem número de outras entidades, realiza-se amanhã na Escola Tomás Cabreira, em Faro, um seminário/debate com o tema Amar o Mar.

Com esta iniciativa em concreto pretende dar-se a conhecer a nova oferta em cursos profissionais e profissionalizantes na região ligados ao mar e às actividades associadas, com os alunos a poderem interagir com várias entidades formadoras e empregadoras da área.

O debate será moderado pelo jornalista Ricardo Claro, do jornal Postal, e decorre no auditório da escola farense a partir das 14.30 horas.

Facebook Comments

Comentários no Facebook