Alcoutim doa material de combate a incêndios

Alcoutim doa material de combate a incêndios

244
PARTILHE
Bombeiros de Alcoutim
Momento da assinatura do contrato de doação entre a autarquia e os bombeiros

A Câmara de Alcoutim transferiu para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários desta localidade equipamento individual de combate a incêndios (EPI) no valor total de 32.054 euros, no sentido de minimizar as lacunas detectadas. O contrato de doação foi assinado pelo presidente da autarquia, Osvaldo dos Santos Gonçalves, e pelo presidente da associação, José Tiago Faustino, no passado sábado, no Quartel de Bombeiros do município.

Presentes no acto de entrega estiveram o presidente da Assembleia Municipal, António Amorim, o presidente da União das Freguesias de Alcoutim e Pereiro, João Simões, comando e elementos do Corpo de Bombeiros. A entrega destes equipamentos foi resultado de um protocolo de cooperação assinado entre o Governo Civil do Distrito de Faro, a AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve), os municípios da região e as Associações Humanitárias dos Bombeiros, com vista a um investimento conjunto e concertado em equipamento de protecção civil. A aquisição dos EPIS por parte do município realizou-se no âmbito da aprovação de uma candidatura para o reequipamento estratégico da protecção civil do Algarve apresentada, em sede da AMAL, ao PO Algarve 21 – eixo II.

Do lote de equipamentos de protecção para combate a incêndios florestais, urbanos e industriais adquiridos pela autarquia e agora entregues constam cógulas, aparelhos respiratórios, botas, luvas, capacetes e fardamentos diversos considerados indispensáveis pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) para a segurança dos soldados da paz.

Durante a cerimónia, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim (AHBVA) e o comandante do Corpo de Bombeiros, Eurico Vicente, agradeceram o apoio da autarquia na aquisição de um equipamento essencial mas dispendioso e até agora inexistente, dada a frágil situação financeira da AHBVA, detentora do Corpo de Bombeiros, devido às poucas receitas próprias e aos cortes nas transferências do Estado, através da ANPC.

- Pub -

O comandante dos Bombeiros agradeceu ainda ao presidente da Câmara Municipal “a sensibilidade demonstrada para esta situação”, elogiando o esforço financeiro efetuado pela autarquia com vista a colmatar carências detectadas sempre que solicitado, nesse âmbito relembrou a verba recentemente atribuída pela autarquia castromarinense, num montante total de cerca de 20 mil euros, para garantir o eficaz funcionamento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) durante o ano de 2014, bem como a transferência mensal de 10 mil euros no sentido de assegurar os serviços prestados pelos bombeiros.

No encerramento do acto, o presidente da câmara tomou da palavra para elogiar o trabalho dos bombeiros e salientar a importância social dos serviços prestados, garantindo que “apesar do esforço orçamental exigido, face à redução das transferências do Estado, a Câmara Municipal reforçará pontualmente, sempre que necessário, os apoios financeiros prestados à instituição”.

O autarca aproveitou a ocasião para anunciar a entrega aos bombeiros, dentro de dias, de uma viatura florestal de combate a incêndios, cujo valor ascende a mais de 100 mil euros e o posicionamento em Vaqueiros, pela primeira vez, de uma equipa constituída por cinco homens, devidamente equipada, que permitira servir com a celeridade necessária as freguesias de Vaqueiros e Martinlongo.

Osvaldo Gonçalves terminou a sua intervenção reiterando a “determinação e empenho deste executivo em contribuir para o bem-estar da nossa população e para a protecção do território”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook