Cimeira Ibérica junta Passos e Rajoy

Cimeira Ibérica junta Passos e Rajoy

233
PARTILHE

 

Primeiros-ministros ibéricos reúnem-se em Vidago
Primeiros-ministros ibéricos reúnem-se em Vidago

 Os governos de Portugal e de Espanha vão reunir-se hoje, em Vidago, Chaves, na XXVII Cimeira Luso-Espanhola, a terceira em que participam conjuntamente Pedro Passos Coelho e Mariano Rajoy, num momento sensível para os dois países.

Espanha vive o rescaldo do anúncio da abdicação do rei Juan Carlos a favor do seu filho Felipe. Em Portugal, com o maior partido da oposição em crise interna, o executivo PSD/CDS-PP enfrenta mais um chumbo do Tribunal Constitucional a medidas orçamentais, que pretende ver clarificado, num contexto em que procura iniciar um novo ciclo pós-resgate.

Temas na agenda

- Pub -

O desenvolvimento das redes energéticas europeias, a estratégia da União Europeia para a promoção do crescimento económico e o combate ao desemprego, em particular o dos jovens, e o reforço da cooperação transfronteiriça em sectores como a saúde e a protecção civil são temas na agenda desta cimeira, que juntará seis ministros de cada governo.

Entre reuniões sectoriais, reunião plenária, um encontro a sós entre o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, uma conferência de imprensa conjunta e um almoço das duas delegações, esta cimeira tem uma duração prevista de cinco horas.

Passos Coelho e Rajoy estiveram juntos há uma semana e meia, em Lisboa, no dia da final da Liga dos Campeões, que coincidiu com a véspera das eleições europeias de 25 de Maio.

As mudanças institucionais em curso na União Europeia, na sequência das eleições para o Parlamento Europeu, também deverão ser abordadas hoje pelos executivos de Portugal e de Espanha – que continua a ser o principal destino das exportações e a maior fonte de importações portuguesas.

À margem desta reunião anual entre os dois governos, decorrerá, como habitualmente, um encontro empresarial bilateral.

Pela parte portuguesa, estarão presentes os ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, Administração Interna, Miguel Macedo, Economia, Pires de Lima, Ambiente, Moreira da Silva, e Segurança Social, Mota Soares – e ainda cinco secretários de Estado: adjunto do primeiro-ministro, dos Assuntos Europeus, das Infra-estruturas, do Emprego e adjunto do ministro da Saúde.

(agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook