Fórum Nacional Urbanismo e Autarquias decorre em Faro

Fórum Nacional Urbanismo e Autarquias decorre em Faro

328
PARTILHE
Urbanismo e equidade em debate hoje e amanhã na CCDR
Urbanismo e equidade em debate hoje e amanhã na CCDR

Amanhã e depois Faro acolhe o décimo Fórum Nacional Urbanismo e Autarquias, com o tema “Cidades Equitativas – Urbanismo Socialmente Responsável”, numa organização do Departamento de Urbanismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em parceria com a autarquia local.

A iniciativa que conta já com mais de uma centena de inscrições – que são gratuitas e se podem realizar no site da ULHT (VER), promete de bater temáticas como de que forma as nossas cidades podem ser mais equitativas e como podem as cidades proporcionar maior igualdade de acesso dos cidadãos aos serviços públicos e privados prestados ou de que maneira pode a nova lei de bases do território contribuir para que no futuro as nossas cidades possam ser mais equitativas e sustentáveis.

O evento decorre na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro, e o programa pode ser consultado no sítio on-line da organização (VER). 

Temática actual

- Pub -

Para Nuno Marques, vice-presidente da CCDR, parceira na organização da iniciativa, “a temática da acessibilidade dos cidadãos às comodidades em ambiente urbano e a sua equidade é um tema candente das discussões técnicas sobre urbanismo”.

“Este é um tema muito actual e integrou de forma marcante as discussões do Fórum Mundial de Urbanismo que decorreu em Medellín, na Colômbia, uma vez que não estão ainda garantidas, a nível mundial, as condições de equidade no acesso às comodidades básicas que as cidades devem oferecer a quem nelas habita em sociedades igualitárias e desenvolvidas”, referiu o responsável algarvio em declarações ao Postal.

O tema a nível regional

Com muito para fazer na área do urbanismo e da sua sustentabilidade e qualidade geral, a região do Algarve tem nesta matéria especial interesse e, além da discussão nacional que terá lugar no fórum a realizar em Faro, estarão em apresentação casos regionais dentro do espectro do debate.

“Lagos, 1986 a 2014 – Um Percurso Equitativo?”, “Plano de Urbanização de Quarteira Norte-Nordeste”

“A experiência do Programa POLIS em Silves”, “As áreas de reabilitação urbana de Faro: estratégia e resultados pretendidos ” e “Transportes Colectivos Urbanos em Faro – Rede Próximo: Melhorias e Resultados”, são os casos que terão especial enfoque a nível regional durante o programa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook