Juan Carlos abdica da coroa de Espanha

Juan Carlos abdica da coroa de Espanha

244
PARTILHE
Juan Carlos de Espanha subiu ao poder em 1975
Juan Carlos de Espanha subiu ao poder em 1975

O Reino de Espanha aguarda a partir de hoje a subida ao trono de Felipe VI, depois do monarca

Juan Carlos ter abdicado do cargo de Rei de Espanha a favor de uma nova geração “que reclama papel de protagonista” e que é capaz de enfrentar “com determinação” as mudanças e reformas que a actual conjuntura “exige”.

“Hoje merece passar à primeira linha uma geração mais jovem, com novas energias, decidida a empreender com determinação as transformações e reformas que a conjuntura actual está a exigir”, disse, numa declaração aos espanhóis.

O documento oficial da abdicação foi disponibilizado através da conta Twiter da Casa Real de Espanha, depois do mesmo ter sido oficialmente entregue a Mariano Rajoy, o presidente do Governo do país, cumprindo assim as formalidades constitucionais espanholas.

O documento oficial em que Juan Carlos abdica do trono
O documento oficial em que Juan Carlos abdica do trono
- Pub -

Juan Carlos era Rei de Espanha desde que o ditador Franco, em 1975, faleceu. Não obstante, foi o próprio Franco que, a partir de 1969, tratou de criar as condições para que o Rei de Espanha pudesse vir a ocupar o cargo.

O reinado de Juan Carlos, que viveu muitos anos em Portugal, no Estoril, fica marcado pela capacidade de ter conseguido gerir a transição de regime em Espanha no pós-ditadura e, mais recentemente, por uma crítica crescente à coroa enquanto instituição e mesmo à própria actuação do monarca.

(com agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook