Luís Gomes apresenta medidas ambientais no Comité das Regiões

Luís Gomes apresenta medidas ambientais no Comité das Regiões

258
PARTILHE
Comité das Regiões
Autarca quer medidas de incentivo aos governos regionais e locais mais cumpridores nas áreas climáticas e energéticas

O presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, apresentou, no Comité das Regiões, uma proposta de alteração ao projecto de parecer sobre o Quadro Estratégico para o Clima e Energia no período de 2020 a 2030.

“A proposta, submetida e aceite no âmbito da sua participação na Comissão de Ambiente, Alterações Climáticas e Energia (ENVE), exorta a Comissão Europeia a reconhecer e a recorrer aos órgãos do poder local e regional para responder aos desafios climáticos e energéticos e propõe a sua inclusão no quadro político até 2030, integrando-os na nova governação energética”, informa o autarca em nota de imprensa.

Nesta sequência, é proposto por Luís Gomes que se sugira aos estados-membros a criação de parâmetros de avaliação das estratégias de proximidade a implementar pelos governos regionais e locais e se adoptem de medidas de discriminação positiva em função do cumprimento dos objectivos pré-definidos.

Na prática, a medida contribuirá para a atribuição de vantagens aos órgãos de gestão que não só investiram em políticas de eficiência energética, mas também se afigurem como menos poluentes e ambientalmente eficientes.

- Pub -

Neste âmbito, foi igualmente sugerida por Luís Gomes uma alteração à Política de Ar Limpo para a Europa, tendo sido solicitada a igual introdução de medidas de incentivo e de discriminação positiva aos governos regionais e locais mais cumpridores.

A ENVE tem como objectivo o envolvimento das autoridades locais e regionais nas políticas ambientais e energéticas e da União Europeia, marcando igualmente a agenda em matéria de alterações climáticas.

Além da ENVE, Luís Gomes integra, desde Fevereiro de 2014, a Comissão de Política Económica e Social (ECOS) do Comité das Regiões.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook