OMS avalia saúde em Portugal

OMS avalia saúde em Portugal

314
PARTILHE
Saúde vai estar sob avaliação da agência da ONU responsável pela análise do sector a nível mundial
Saúde vai estar sob avaliação da agência da ONU responsável pela análise do sector a nível mundial

Numa altura em que a saúde está na ordem do dia, nomeadamente no Algarve o Governo fez saber que a Organização Mundial de Saúde (OMS) vai medir as consequências da crise na saúde em Portugal, avaliando o Plano Nacional este ano e no próximo, anunciou hoje o ministro Paulo Macedo.

“Pedimos à OMS que faça uma avaliação do Plano Nacional de Saúde em 2014 e 2016. O que significa medir as consequências da crise”, afirmou o ministro no quarto Fórum Nacional de Saúde, que decorre em Lisboa.

Segundo Paulo Macedo, desta forma Portugal “sujeita-se a um escrutínio” do impacto da crise no sector da saúde.

Numa intervenção no Fórum, a directora regional da OMS Europa, Zsuzsanna Jakab, congratulou o Governo por ter conseguido “a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde” apesar da crise económica.

Já Paulo Macedo reafirmou que, este ano, “o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde tem de continuar a aumentar”, enquanto prossegue “o esforço de equilíbrio financeiro”.

Ainda para saber está a extensão da análise que a OMS vai fazer ao país, se uma análise macro que não consiga aferir os efeitos da crise no dia-a-dia do sector no país se uma análise mais detalhada capaz de aferir tais efeitos na população de forma directa e o papel que terão os vários actores do sector na informação que darão à organização sobre a realidade nacional.

(com Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook