OMS avalia saúde em Portugal

OMS avalia saúde em Portugal

257
PARTILHE
Saúde vai estar sob avaliação da agência da ONU responsável pela análise do sector a nível mundial
Saúde vai estar sob avaliação da agência da ONU responsável pela análise do sector a nível mundial

Numa altura em que a saúde está na ordem do dia, nomeadamente no Algarve o Governo fez saber que a Organização Mundial de Saúde (OMS) vai medir as consequências da crise na saúde em Portugal, avaliando o Plano Nacional este ano e no próximo, anunciou hoje o ministro Paulo Macedo.

“Pedimos à OMS que faça uma avaliação do Plano Nacional de Saúde em 2014 e 2016. O que significa medir as consequências da crise”, afirmou o ministro no quarto Fórum Nacional de Saúde, que decorre em Lisboa.

Segundo Paulo Macedo, desta forma Portugal “sujeita-se a um escrutínio” do impacto da crise no sector da saúde.

Numa intervenção no Fórum, a directora regional da OMS Europa, Zsuzsanna Jakab, congratulou o Governo por ter conseguido “a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde” apesar da crise económica.

- Pub -

Já Paulo Macedo reafirmou que, este ano, “o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde tem de continuar a aumentar”, enquanto prossegue “o esforço de equilíbrio financeiro”.

Ainda para saber está a extensão da análise que a OMS vai fazer ao país, se uma análise macro que não consiga aferir os efeitos da crise no dia-a-dia do sector no país se uma análise mais detalhada capaz de aferir tais efeitos na população de forma directa e o papel que terão os vários actores do sector na informação que darão à organização sobre a realidade nacional.

(com Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook