Praias de ‘Lagos na Onda do Verão’ até Agosto

Praias de ‘Lagos na Onda do Verão’ até Agosto

277
PARTILHE
Praia da Luz de Lagos
A Praia da Luz é uma das praias de Lagos que volta a hastear a Bandeira Azul

O projecto “Lagos na Onda do Verão” volta a invadir as praias do concelho de Lagos durante os meses de Julho e Agosto. No próximo dia 26 de Junho será oficialmente hasteada a Bandeira Azul nas seis praias de Lagos: Luz, Porto de Mós, Praia da Batata, Meia Praia, Camilo e D. Ana.

O projecto teve início em 2007, quando a autarquia de Lagos, no âmbito dos pressupostos da Bandeira Azul e das boas práticas ambientais decidiu realizar uma campanha de Verão mais alargada e dedicada à educação/ sensibilização ambiental.

As crianças, os jovens e, mais recentemente, os seniores, utentes das praias são os principais destinatários desta iniciativa e das suas actividades de animação e desportivas. Contudo, o projecto vai para além da praia, sendo o Concurso de Fotografia Digital “Lagos é Natural” – que também está integrado no “Lagos na Onda do Verão” – disso exemplo, já que envolve a participação de públicos diferenciados.

“As praias de sonho do destino turístico ‘Lagos’ contam, nos últimos anos, com diversos galardões e prémios que atestam a qualidade das suas águas balneares, das infra-estruturas de apoio e das acções de informação e sensibilização ambiental realizadas. São disso exemplo, o Galardão Ambiental ‘Bandeira Azul’, os vários prémios já alcançados nos concursos respeitantes às Actividades de Educação Ambiental levadas a efeito pela autarquia ou o Galardão ECO XXI, um projecto que premeia as boas práticas para a sustentabilidade”, informa a autarquia lacobrigense em nota de imprensa.

 Bandeira Azul hasteada nas seis praias de Lagos

 A Bandeira Azul estará assim, a partir do dia 26 de Junho, hasteada nas seis praias do município de Lagos: Luz, Porto de Mós, Praia da Batata, Meia Praia, Camilo e D. Ana. Nas primeiras quatro, Lagos volta também a ostentar a Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos, que garante um acesso mais facilitado a cidadãos com mobilidade condicionada, designadamente através de estacionamento reservado junto ao areal e rampas apropriadas para cadeiras de rodas.

Refira-se, a propósito, que também a Marina de Lagos renovou, pelo 20º ano consecutivo, o galardão de Bandeira Azul, atribuído pela Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE).

A campanha “Lagos na Onda do Verão” tem-se desenvolvido em três vertentes, procurando, no final, contribuir para a preservação da costa, do mar e dos seus recursos, bem como gerar impacto positivo na qualidade de vida dos munícipes de Lagos:

1) Informar: o quiosque informativo da Bandeira Azul presta esclarecimentos em variadas áreas relacionadas com o ambiente e distribui materiais publicitários e informativos;

2) Valorizar: a realização do Concurso de Fotografia Digital contribui para a divulgação e valorização do património natural do concelho, fomenta a observação da Natureza e a fruição e interacção com os recursos naturais;

3) Sensibilizar e Educar: desenvolvimento de ateliers temáticos em todas as praias com Bandeira Azul, dirigidos a crianças e jovens, e realização de jogos, exposições, oficinas, rastreios, ginástica e inquéritos.

Estima-se que a participação nas actividades da campanha seja já superior a mil utentes por edição.

No que concerne ao Concurso de Fotografia Digital “Lagos é Natural”, esta iniciativa tem como principal objectivo sensibilizar as pessoas para a observação da Natureza, e incentivar a preservação do ambiente e a valorização do património natural. Nesta oitava edição são propostos dois temas para abordagem fotográfica: Tema A – “Lagos é natural” – e o tema B – “Poluição dos Oceanos” – Incidindo sobre o tema deste ano da Campanha Bandeira Azul da Europa: “Poluição dos Oceanos – Esclarecer, Planear e Agir”.

A data de início de recepção das fotos é dia 10 de Agosto e a data limite é 10 de Setembro.

O regulamento do concurso está disponível em www.cm-lagos.pt.

Facebook Comments

Comentários no Facebook