Rota do Petisco volta em Setembro com novidades

Rota do Petisco volta em Setembro com novidades

249
PARTILHE
A Rota do Petisco
A Rota do Petisco regressa a Portimão, Alvor e Ferragudo (Lagoa), com o que de melhor a gastronomia pode oferecer

A Rota do Petisco volta às ruas em Setembro, trazendo consigo o que a gastronomia algarvia tem de melhor. A iniciativa vai decorrer entre os dias 5 de Setembro e 12 de Outubro em Portimão, Alvor e Ferragudo (Lagoa) e conta com a organização da associação Teia D’Impulsos, em parceria com a associação Alvorecer, a Câmara de Portimão e as Juntas de Freguesia de Portimão, Ferragudo e Alvor, entre outras entidades.

A Rota do Petisco é um projecto de cariz cultural e recreativo que propõe um roteiro gastronómico por vários estabelecimentos de restauração, os quais disponibilizam ementas especialmente confeccionadas para o evento e vendidas a preços muito convidativos. Paralelamente à oferta gastronómica, a Rota do Petisco também conta com um programa de animação cultural que, nas últimas edições, se tem revelado essencial para a criação de um ambiente de festa e convívio.

A Rota do Comércio Tradicional também regressará este ano com o alargamento dos estabelecimentos aderentes. Mas a novidade será a promoção de uma nova vertente desta iniciativa, a Rota das Mercearias Tradicionais. Como a Rota é um evento para todas as idades, este ano surgirá também a oferta da Rota dos Pequeninos, onde os estabelecimentos aderentes vão apresentar menus especialmente dirigidos aos mais pequenos.

 Rota Solidária ajuda causas sociais

- Pub -

 Quanto à Rota Solidária, dado o sucesso registado em 2013, com a angariação de mais de nove mil euros destinados a três projectos sociais, a iniciativa será retomada este ano, na esperança de que a solidariedade dos petiscadores ajude a reunir um montante ainda maior. Encontram-se actualmente abertas as candidaturas para projectos de cariz social que pretendam vir a receber o apoio da Rota Solidária. O regulamento e o formulário de candidatura encontram-se disponíveis no website da associação Teia D’Impulsos (www.teiadimpulsos.pt). As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 20.

Mas a Rota do Petisco quer chegar mais longe. O objectivo é ampliar o número de estabelecimentos participantes mas também a área de intervenção. Além das zonas distribuídas por Portimão, Alvor e Ferragudo, este ano a Rota irá chegar à Mexilhoeira Grande e prevê-se a existência de mais uma zona convidada. As inscrições para os estabelecimentos de restauração que queiram aderir à iniciativa estão ainda abertas e poderão ser feitas através do email da associação (teiadimpulsos@gmail.com). O regulamento poderá ser consultado no website da mesma.

Mais novidades surgirão na Rota do Petisco 2014. Levantando um pouco o véu, este ano a Rota prolongar-se-á pela noite dentro. Bares, discotecas e estabelecimentos similares serão convidados a participar na iniciativa Rota Pela Noite Dentro através da disponibilização de uma oferta especial aos portadores do Passaporte da Rota. De noite e de dia, a Rota do Petisco 2014 apresentar-se-á de cara lavada. A nova imagem do evento está novamente a cargo da artista plástica Inês Barracha (MODO).

Facebook Comments

Comentários no Facebook