Vila Real desenvolve parcerias com o Uruguai

Vila Real desenvolve parcerias com o Uruguai

237
PARTILHE
Projectos
Luís Gomes e Ana Olivera debateram vários projectos que vão desenvolver

A Câmara de Vila Real de Santo António está a desenvolver parcerias com a região e cidade de Montevideu, Uruguai, ao nível da cultura, turismo, urbanismo e desenvolvimento estratégico.

Para levar a cabo estas medidas, o presidente do município vila-realenese, Luís Gomes, foi recebido pela intendente de Montevideu, Ana Olivera, num encontro onde foram debatidos diversos memorandos de entendimento a levar a cabo nos próximos meses.

Na ocasião, Luís Gomes, também presidente da Rede Ibero-Americana de Cidades Médias (RIACIM), desenvolveu um conjunto de reuniões com vista a potenciar esta rede que tem como âmbito territorial os países da Península Ibérica e da América Latina, a saber: Portugal, Espanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Na agenda de trabalhos esteve igualmente a troca de experiências relativas à economia do mar, tendo em consideração que Montevideu se encontra numa zona geográfica que se caracteriza como a rota principal de movimentação de cargas do Mercosul e possui o porto mais importante do país.

Por outro lado, é a cidade latino-americana com a maior qualidade de vida e encontra-se entre as 30 mais seguras do mundo.

“Tendo em consideração o potencial de desenvolvimento dos países latino-americanos, a RIACIM continua a sua aposta nos projectos colectivos que contribuam para o reforço da rede e para a construção de um modelo territorial que sirva de referência à implementação de políticas de desenvolvimento sustentável”, afirma Luís Gomes.

Facebook Comments

Comentários no Facebook