Aluno de Albufeira recebe medalha de ouro nas olimpíadas de matemática

Aluno de Albufeira recebe medalha de ouro nas olimpíadas de matemática

248
PARTILHE
Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, recebeu no seu gabinete David Andrade
Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, recebeu no seu gabinete David Andrade

O presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, recebeu na passada terça-feira, no seu gabinete, David Andrade, o aluno do 10º ano da Escola Secundária de Albufeira que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), iniciativa que decorreu em Luanda, entre 14 e 19 de Julho.

David, que se fazia acompanhar por Helena Martins, representante da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento Poente de Albufeira, Jorge Sequeira, o seu professor de matemática, Sónia Alves, delegada do Grupo de Matemática da Escola Secundária de Albufeira, e pelo pai, Mário Andrade, estava visivelmente feliz mas consciente das responsabilidades que o prémio acarreta.

Com apenas 15 anos, David já conta com um brilhante curriculum com vários prémios alcançados ao longo do seu percurso escolar. Para além deste recente galardão, em 2012 recebeu a medalha de ouro nas Olimpíadas Paulistas, feito que repetiu em 2013. Também em 2013 obteve a medalha de bronze nas Olimpíadas da CPLP, em Maputo, o primeiro lugar nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática e fez parte do grupo da Escola Secundária de Albufeira que ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas da Química. Agora, depois de alcançar o ouro na capital angolana, vai passar as férias de Verão a preparar-se para participar nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que vão decorrer em Setembro, nas Honduras. Apesar deste importante compromisso, o jovem diz que vai continuar a fazer muita praia e a divertir-se com os amigos “porque há tempo para tudo e é preciso saber conciliar o estudo com a vida social”.

Segredo é não deixar acumular dúvidas

- Pub -

Questionado sobre o segredo para o sucesso numa área considerada por muitos “bicho papão” diz que para além do estudo é necessário ter muita dedicação, gosto em aprender e “principalmente não deixar acumular dúvidas, a partir do momento em que estas surgem”.

Sobre a organização deste tipo de eventos, considera serem muito importantes para a descoberta de novos talentos na área da matemática e para mostrar aos alunos uma vertente diferente da disciplina, mais agradável e lúdica.

História, Geografia e Línguas também são áreas de que gosta muito, mas David optou por seguir a sua grande paixão e no futuro quer enveredar por um curso superior de Matemática. O professor Jorge Sequeira também não tem dúvidas sobre a escolha do jovem e diz que “em 31 anos de serviço, nunca me passou pelas mãos um aluno com as suas capacidades”.

O pai Mário também estava muito orgulhoso e vai passar os próximos tempos “a torcer” para que David venha a alcançar o mesmo resultado, em Setembro, nas Honduras. Nós também acreditamos que isso vai acontecer e ficamos à espera de mais uma medalha de ouro para Albufeira!

No final, David foi agraciado com duas publicações editadas pela autarquia que retratam a história, o património, cultura e as tradições das gentes de Albufeira e uma medalha da cidade.

Facebook Comments

Comentários no Facebook