Barcos de outros tempos podem ser vistos em Lagoa

Barcos de outros tempos podem ser vistos em Lagoa

231
PARTILHE
Exposição pretende dar a conhecer um pouco a história dos navegadores
Exposição pretende dar a conhecer a história dos navegadores

A exposição “Navegando no passado: barcos da nossa costa” vai estar patente em Lagoa até Setembro em vários locais.

Assim, até ao próximo dia 8 de Agosto pode ser vista na Biblioteca Municipal. Entre 15 e 24 de Agosto estará patente na Fatacil, seguindo para o edifício da Câmara de Lagoa, onde ficará patente entre 26 de Agosto e 26 de Setembro.

O que a câmara pretende com esta exposição “é dar a conhecer a forma como se navegava e em que tipo de barcos, alguns bastante frágeis na aparência, mas seguros no mar rasgando águas quase desconhecidas e bastante traiçoeiras e vagalhões de respeito, quer em mar aberto quer na costa onde navegar não era tarefa fácil ao leme de traineiras, canoas, buques, galeões e tantas outras embarcações”, explica em nota de imprensa enviada às redacções.

Integram a exposição reproduções destes barcos para que se possa perceber um pouco a história dos navegadores – desde os tempos do Fenícios, Cartagineses, Romanos, Árabes – cujas embarcações sulcavam as águas do Atlântico que banham a costa marítima do Algarve e também as águas do Rio Arade.

- Pub -

Descobre-se assim, nas ondas do passado, “um conjunto de embarcações que navegavam em meados do século XX, reproduzidas em miniaturas ou em fotografias antigas, que percorreram esta costa desenvolvendo uma pujante actividade piscatória, cujo valor económico foi relevante para a população local”, afirma a autarquia.

Facebook Comments

Comentários no Facebook