Algarve comemora 125 anos da chegada do comboio

Algarve comemora 125 anos da chegada do comboio

221
PARTILHE
Comboio presidencial
Viagem no Comboio Presidencial entre Faro e Vila Real celebra a chegada do primeiro comboio em 1889

Uma viagem entre Vila Real de Santo António e Faro no renovado Comboio Presidencial comemorou os 125 anos da chegada da ferrovia ao Algarve.

A iniciativa inseriu-se num conjunto de viagens programadas pela Fundação Museu Nacional Ferroviário, com a colaboração das duas autarquias, que se uniram para celebrar a chegada do primeiro comboio com serviço de passageiros à capital do Algarve, em 1889.

As comemorações continuaram com a inauguração da exposição “Um olhar sobre os caminhos de ferro do Algarve”, no Museu Municipal de Faro, que estará patente até Agosto de 2015.

Iniciativa pode proporcionar novas oportunidades turísticas

- Pub -

 Na ocasião, o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, referiu que “esta iniciativa é importante para Faro e para o Algarve pois poderá proporcionar novas oportunidades turísticas à região, tendo em conta que a oferta que a Fundação pretende fazer, mediante a disponibilização da composição para passeios, turistas e estrangeiros, se concentra nessa região durante o Verão”.

Também estiveram presentes nas celebrações Conceição Cabrita, vereadora da Câmara de Vila Real de Santo António, e Rita Pereira, coordenadora do Museu Ferroviário Nacional.

“A iniciativa de concretizar os Passeios Presidenciais, após o notável projecto de restauro deste emblemático comboio, tem assegurado o interesse de diferentes entidades, organizações e dos meios de comunicação social desde a viagem inaugural, que teve lugar no final do ano passado, pelo que se prevê a sua exploração plena enquanto produto turístico para breve. Sempre que a programação de passeios o permita, o Comboio ficará em exposição nas futuras instalações do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento”, lê-se na nota de imprensa enviada pela autarquia farense.

Facebook Comments

Comentários no Facebook