Algarve comemora 125 anos da chegada do comboio

Algarve comemora 125 anos da chegada do comboio

274
PARTILHE
Comboio presidencial
Viagem no Comboio Presidencial entre Faro e Vila Real celebra a chegada do primeiro comboio em 1889

Uma viagem entre Vila Real de Santo António e Faro no renovado Comboio Presidencial comemorou os 125 anos da chegada da ferrovia ao Algarve.

A iniciativa inseriu-se num conjunto de viagens programadas pela Fundação Museu Nacional Ferroviário, com a colaboração das duas autarquias, que se uniram para celebrar a chegada do primeiro comboio com serviço de passageiros à capital do Algarve, em 1889.

As comemorações continuaram com a inauguração da exposição “Um olhar sobre os caminhos de ferro do Algarve”, no Museu Municipal de Faro, que estará patente até Agosto de 2015.

Iniciativa pode proporcionar novas oportunidades turísticas

 Na ocasião, o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, referiu que “esta iniciativa é importante para Faro e para o Algarve pois poderá proporcionar novas oportunidades turísticas à região, tendo em conta que a oferta que a Fundação pretende fazer, mediante a disponibilização da composição para passeios, turistas e estrangeiros, se concentra nessa região durante o Verão”.

Também estiveram presentes nas celebrações Conceição Cabrita, vereadora da Câmara de Vila Real de Santo António, e Rita Pereira, coordenadora do Museu Ferroviário Nacional.

“A iniciativa de concretizar os Passeios Presidenciais, após o notável projecto de restauro deste emblemático comboio, tem assegurado o interesse de diferentes entidades, organizações e dos meios de comunicação social desde a viagem inaugural, que teve lugar no final do ano passado, pelo que se prevê a sua exploração plena enquanto produto turístico para breve. Sempre que a programação de passeios o permita, o Comboio ficará em exposição nas futuras instalações do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento”, lê-se na nota de imprensa enviada pela autarquia farense.

Facebook Comments

Comentários no Facebook