Velejadores Diogo Pereira e Manuel Macedo brilham em Tavira

Velejadores Diogo Pereira e Manuel Macedo brilham em Tavira

245
PARTILHE
Diogo Pereira e Manuel Macedo são potenciais candidatos a um lugar no pódio
Os velejadores Diogo Pereira e Manuel Macedo são potenciais candidatos a um lugar no pódio

O primeiro dia Campeonato do Mundo de Vela da Juventude ISAF 2014 ficou marcado pela afirmação de Diogo Pereira e Manuel Macedo, em 420, como potenciais candidatos a um lugar no pódio. Diogo Pereira e Manuel Macedo corresponderam às expectativas e andaram nos lugares da frente ao longo da passada segunda-feira. Findas as duas primeiras regatas, a dupla nacional encontra-se em 3º lugar da geral, atrás de duas duplas da Ásia, Koizumi/Matsuo do Japão e Norizan/Aziz da Malásia.

Sobre a prestação no primeiro dia de regatas, Diogo Pereira garante que “o dia correu bem e dentro das expectativas”. Sobre o nível dos adversários sublinha que “em Tavira há uma frota mais forte que o ano passado, no Chipre”, onde, recorde-se, Diogo Pereira foi medalha de bronze, com Pedro Cruz como proa.

A propósito das condições encontradas nas águas de Tavira, que o timoneiro bem conhece e onde já conseguiu excelentes resultados, Diogo Pereira revela que são semelhantes às que encontrou no Campeonato de Portugal de Juniores, esperando que essa vantagem faça com que cometam “o menor número de erros possível e, assim, possamos alcançar bons resultados, que passam sempre pela conquista de uma medalha”, conclui.

 Espanholas Silvia Depares Marta Mateu foram as líderes do dia

- Pub -

 No quadro feminino de 420, as estreantes em Mundiais da Juventude, Teresa Camelo/Helena Oliveira acabaram o primeiro dia em 19.º lugar, depois de um 17.º e 19.º nas duas regatas do dia. As líderes do dia foram as espanholas Silvia Depares/Marta Mateu, seguidas por Theres Dahnke/Birte Winkel (ALE) e Romaniuk/Goralska (POL).

Em Laser Radial e após as duas regatas previstas, Santiago Sampaio e Carolina João, terminam o dia em 19.º e 16.º, respectivamente, com destaque para Carolina que ainda conseguiu um 9.º lugar na primeira regata. No sector masculino de Laser Radial lidera Seafra Guilfoyle (IRL), seguido de Patrick Dopping (DIN) e do brasileiro Martin Lowy.

Em Laser Radial feminino, a norte-americana segue no 1.º lugar, com Maud Jayet (SUI) e Monika Mikkola (FIN) logo atrás.

Com três regatas terminadas, Francisco Maia e Rui Oliveira, em 29er, terminam o dia em 16.º, ao passo que a dupla da casa composta por Vasco Rocha e Salvador Taveira se encontram na 12.ª posição em SL16, findas três regatas.

Os líderes em 29er são a dupla de Hong Kong D’Argrenlieu/Nathan Bradley, com Brice Yrieix/Loic Guillou (FRA) e Somerville/Mchardie (NZL) em 2.º e 3.º, respectivamente.

Nos SL16 destaque para a dupla brasileira composta por Kim Vidal e António Lopes, seguidos dos franceses e Louis Flament/Charles Dorange e dos irmãos Ferrando de Espanha.

Os últimos a sair para a água foram os RS:X, mas muito a tempo de completar as três regatas previstas. O madeirense Frederico Rodrigues terminou em 22.º, numa classe onde o windsurfista israelita Yael Paz lidera, seguido de Evgenii Aivazian (RUS) e do favorito, Mattia Camboni.

De realçar que as regatas se prolongam até ao próximo sábado, dia 19.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook