Diogo Pereira e Manuel Macedo em quinto lugar

Diogo Pereira e Manuel Macedo em quinto lugar

239
PARTILHE
Cerimónia de encerramento tem lugar hoje, às 20.30, na Praça da República em Tavira
A cerimónia de encerramento do Campeonato do Mundo de Vela tem lugar hoje, às 20.30, na Praça da República em Tavira

Diogo Pereira e Manuel Macedo largaram para a última regata do Campeonato do Mundo de Vela da Juventude ISAF com aspirações de terminar no pódio, mas com um 8.º lugar, desceram para 5.º da geral na prova de Tavira.

O dia foi de amargura para a dupla portuguesa, mas de festa brava para a comitiva espanhola que ontem já havia garantido a medalha de ouro em 420 feminino, juntando hoje mais duas de ouro e uma de prata, o que contribuiu para a vitória do Troféu das Nações, atribuído ao país com melhores resultados combinados entre as 67 nações presentes.

A medalha de ouro foi conquistada por Yia Jia Loh e Jonathan Yeo (SIN) com a prata a seguir para Norizan/Aziz (MAS) e o bronze para Koizumi/Matsuo (JPN).

No sector feminino as espanholas Silvia Mas Depares/Marta Davila Mateu nem precisaram entrar na água, visto se terem sagrado campeãs ontem mesmo. A luta hoje era pela prata e Wallach/Brokman (ISR) conseguiram manter o segundo lugar. A fechar o pódio ficaram as polacas Ewa Romaniuk e Katarzyna Goralska.

- Pub -

 Teresa Camelo e Helena Oliveira terminam em 18º lugar

 As portuguesas Teresa Camelo e Helena Oliveira com um excelente 5.º lugar na regata de hoje subiram uma posição e terminam em 18.º lugar.

A Espanha fez o pleno em Laser Radial. Ouro para Joel Rodriguez e Martina Cacho. A prata em Radial masculino foi para Seafra Guilfoyle (IRL) e bronze para Ryan Lo (SIN). Santiago Sampaio terminou com um 7.º lugar na última regatam, mas ficou-se pelo 19.º lugar.

A norte-americana Haddon Hughes segurou a prata e Monika Mikkola (FIN) subiu ao 3.º lugar e agarrou a medalha de bronze. Carolina João manteve a 18.ª posição na geral.

Os campeões do mundo em SL16 são mesmo Louis Flament/Charles Dorange (FRA) que dominaram os últimos dias de prova até ao ouro final. Sempre na cola Jordi Booth Ferrando e Ruben Booth Ferrando (ESP) ficaram com a prata e Kim Vidal/António Lopes (BRA) com o bronze. Os portugueses Vasco Rocha e Salvador Taveira mantiveram a 14.ª posição, apesar do 5.º lugar na última regata.

Em 29er o pódio seguiu inalterado, confirmando Brice Yrieix/Loic Guillou como campeões do mundo em Tavira. Quinn Wilson/Riley Gibbs (EUA) foram prata e Markus Somerville/ Isaac Mchardie (NZL) os medalha de bronze. Os portugueses Francisco Maia/Rui Oliveira terminaram em 20.º.

Na classe RS:X houve três regatas no derradeiro dia, e Yael Paz (ISR) aguentou o 1.º lugar, levando o ouro para Israel. Com um campeonato em crescendo Mattia Camboni (ITA) ficou a um ponto ouro, mas terá de se consolar com a medalha de prata. O polaco Radoslaw Furmanski ultrapassou o windsurfer russo e ficou com o ouro. No sector feminino, o equilíbrio também foi a nota dominante, mas foi a russa Stefaniya Elfutina a garantir o ouro. Shi Hongmei (CHN) ganhou a prata e Marta Maggetti (ITA) a medalha de bronze. O windsurfer português, Frederico Rodrigues, terminou em 20.º.

O Troféu das Nações foi atribuído à comitiva espanhola, com o segundo lugar para os franceses e o terceiro para Israel. Portugal ficou em 22.º lugar.

Destaque ainda para o Troféu Bengt Julin, atribuído por votação dos atletas e que foi para a dupla de SL16 composta por Brandon Wijtenburg e Todd Fisher, da África do Sul. Este prémio reflecte valores como o desportivismo, respeito e amizade.

A Cerimónia de Encerramento decorre hoje, às 20.30 horas, na Praça da República em Tavira, e conta com a presença do Presidente do Instituto Português da Juventude e do Desporto, Augusto Baganha.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook