Diogo Pereira e Manuel Macedo lutam até ao fim

Diogo Pereira e Manuel Macedo lutam até ao fim

193
PARTILHE
A dupla portuguesa vai dar tudo por tudo para conquistar um lugar no pódio
A dupla portuguesa vai dar tudo por tudo para conquistar um lugar no pódio

Diogo Pereira/Manuel Macedo tiveram um dia mau (18.º e 8.º) na prova de ontem do Campeonato do Mundo de Vela da Juventude ISAF, que hoje termina em Tavira, e desceram ao 4.º lugar na classe 420. Com apenas uma regata por completar, a dupla nacional terá de arriscar para voltar ao pódio.

Diogo Pereira, que agora faz dupla com Manuel Macedo, um pouco à semelhança do acontecido o ano passado em Chipre, larga para o último dia com o sentimento de que podia ter feito mais. Com as medalhas ainda na mira, os portugueses já não dependem de si próprios para se sagrarem campeões do mundo. Três duplas asiáticas Koizumi/Matsuo (JPN), Loh/Jonathan Yeo (SIN) e Norizan/Aziz (MAS) ocupam agora o pódio.

“Foi um dia difícil, enganoso em particular na primeira regata porque estávamos do lado oposto do campo, o que nos custou bastantes pontos. Na segunda, tentámos recuperar mas também não obtivemos a melhor classificação. Está tudo em aberto para amanhã, cinco pontos não são nada e a largada será fundamental”, refere Diogo Pereira.

No sector feminino as espanholas Silvia Mas Depares/Marta Davila Mateu sagraram-se campeãs do mundo em Tavira depois de terem vencido a primeira regata do dia e terminado a segunda no 6.º lugar. A contrastar com a felicidade das espanholas, estavam as alemãs Theres Dahnke/Birte Winkel que desceram para terceiras, atrás da dupla israelita Wallach/Brokman.

- Pub -

Teresa Camelo e Helena Oliveira em 18.º lugar

As portuguesas Teresa Camelo e Helena Oliveira ocupam o 18.º lugar, com uma regata por concluir.

Na classe Laser Radial, Joel Rodriguez (ESP) teve uma excelente prestação e entrou directamente para o lugar mais alto do pódio. Seafra Guilfoyle (IRL), líder durante toda a semana desceu para 3.º, atrás de Ryan Lo (SIN). Santiago Sampaio desceu uma posição e é 21.º da geral.

No feminino, a espanhola Martina Reino Cacho e a norte-americana Haddon Hughes seguraram as duas primeiras posições e Maud Jayet (SUI) é agora 3.ª e Carolina João, com duas boas regatas, subiu sete posições e é 18.ª.

O pódio nos SL16 segue igual com Flament/Dorange (FRA) cada vez mais perto do título, seguidos por Ferrando/Ferrando (ESP) e Kim Vidal/António Lopes (BRA). Os portugueses Vasco Rocha e Salvador Taveira mantém-se em 14.º.

Em 29er, golpe de teatro com os franceses Yrieix/Guillou a perderem a liderança depois de serem desqualificados na primeira do dia. Beneficiaram Wilson/Gibbs (EUA) que subiram ao primeiro posto, seguem-se os gauleses e Somerville/Mchardie (NZL). Os portugueses Francisco Maia/Rui Oliveira continuam em 20.º.

Em RS:X os atletas voltaram ao mar depois de um dia sem regatas com Yael Paz (ISR) ainda em 1.º, mas com Mattia Camboni (ITA) a quatro pontos. Evgenii Aivazian (RUS) ultrapassou Furmanski e parte para a última jornada no 3.º lugar. No sector feminino, a luta está ao rubro com apenas um ponto de diferença entre as duas primeiras. Shi Hongmei (CHN) passou Stefaniya Elfutina (RUS) e Marta Maggetti (ITA) é 3.ª. O representante português nas pranchas, Frederico Rodrigues, subiu para 20.º lugar.

Hoje, a partir das 13 horas, há mais uma regata e a entrega das medalhas está marcada para as 20.30 horas na Praça da República em Tavira.

Mais informações disponíveis no sítio da internet: www.tavira2014.com.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook